Durante uma sangrenta guerra civil entre as três facções de anões de Altaforja, os Barbabronze superaram os clãs Martelo Feroz e Ferro Negro dos antigos corredores da cidade na montanha. Como resultado de sua derrota, os Martelo Feroz se aventuraram para o norte e fundaram uma nova casa, Grim Batol, nas montanhas hoje conhecidas como Planalto do Crepúsculo.
No entanto, apesar deles trabalharem sem descanso para se darem um futuro melhor, os Ferro Negro, que estabeleceram a cidade de Thaurissan em Montanhas Cristarrubra, não puderam tirar da memória a sua derrota. Consumidos pelo desejo de vingança e desesperados para controlar a região inteira de Khaz Modan, os Ferro Negro lideraram um ataque de duas frontes aos Barbabronze em Altaforja e aos Martelo Feroz em Grim Batol.
Apesar de seus passados diferentes, esses dois clãs rivais se uniram e expulsaram os Ferro Negro de Khaz Modan, dizimando os exércitos do clã do traidor feiticeiro, Thaurissan. Mas essa vitória trouxe várias conseqüências. Apesar da esposa e rainha de Thaurissan, Modgud, ter sido morta no ataque a Grim Batol, sua morte amaldiçoou a fortaleza. Enquanto os Barbabronze reconstruíram sua gloriosa cidade de Altaforja, os Martelo Feroz fugiram para sempre, mudados com os horrores que presenciaram em Grim Batol. Eles fugiram de sua casa amaldiçoada e nunca mais voltaram.
Os corredores abandonados da cidade mais tarde virou a casas de numerosas máquinas nefastas. Quando a Alma Demoníaca foi descoberta pelo clã Presa do Dragão e usada para forçar os dragões de Alexstrasza à servirem a Horda, Grim Batol serviu como a prisão torturante da Aspecto de Dragão vermelho. Os Presa do Dragão controlaram Grim Batol durante a Segunda Guerra, antes de serem expulsos por Asa da Morte, que planejava roubar os ovos de Alexstrasza.
Enquanto Asa da Morte corria com seu plano, a Alma Demoníaca foi destruída, e os poderes presos dentro dela retornaram à Alexstrasza, Ysera, Nozdormu e Malygos. Asa da Morte mal escapou de um ataque dos quatro Aspectos de Dragões, agora com seus poderes de volta, mas ainda assim ele não saiu de mãos vazias, em suas garras estavam os ovos de Alexstrasza.
Por causa dos seus terríveis delitos, os fugitivos da Presa do Dragão não receberam misericórdia, e o embate teve um rápido fim. Membros da revoada vermelha foram deixados para trás para vigiar Grim Batol e por anos eles protegeram com sucessos esses salões desolados de uma outra intromissão… até a chegada do Martelo do Crepúsculo, um culto sinistro que veneravam os maléficos Deuses Antigos de Azeroth.
O culto, seduzido pela sede de Asa da Morte por um domínio absoluto de Azeroth, definiu Planalto do Crepúsculo como sua base de operações. A revoada negra expulsou os agentes da revoada vermelha que protegiam Grim Batol, para que pudessem usar a fortaleza para treinar os agentes de Asa da Morte. Os salões de Grim Batol atingem uma profundidade tão grande do planalto que ninguém sabe ao certo para que o Martelo do Crepúsculo está usando essa maravilha amaldiçoada dos anões.
Chamados para agir pela revoada vermelha no Planalto do Crepúsculo, os jogadores serão encarregados de dar um fim decisivo para as tolas maquinações sendo desenvolvidas dentro de uma masmorra de 5 jogadores de nível 85. A ferocidade dos inimigos dentro dela não devem ser subestimadas e com a assistência dos bravos Dragões Vermelhos e vários explosivos úteis, os jogadores podem mingüar os níveis dos ocupantes de Grim Batol através de vôos bombardeiros nos corredores da cidade em ruínas.
Independente de quanto sucesso esses ataques tiverem, o General Umbris não permitirá que seu exército caia tão rapidamente. No fim, os aventureiros serão deixados com seus próprios meios, aventurando nos acessos da fortaleza dos anões, aonde um inimigo sombrio está tomando forma. Você poderá descobrir os segredos de Grim Batol e sair são, ou seu destino será selado dentro desta cidade torturada, assim como vários heróis antes de você?