Durante anos, o Monte Hyjal e a árvore ferida, Nordrassil, mantiveram-se isoladas do resto de Azeroth. Selada dentro de um campo de proteção de densa folhagem por Malfurion Tempesfúria, Nordrassil foi lentamente se recuperando da devastação da Terceira Guerra, quando Malfurion recebeu o chamado para destruir o arquidemônio Archimonde e repelir as forças da Legião Ardente e do Flagelo.
Agora, com o Cataclysm, o bem-estar da árvore está ameaçado mais uma vez. De Terras do Fogo no Plano Elemental, Ragnaros e seus lacaios se preparam para destruir Hyjal e incendiar Nordrassil – a vida em Azeroth está comprometida!
Em World of Warcraft: Cataclysm, os jogadores terão a oportunidade de explorar o recém-reaberto Monte Hyjal como heróis de Azeroth, com a ajuda de Ysera, Malfurion Tempesfúria e Hamuul Runa Totem, são chamados a fazer recuar os exércitos do Senhor do Fogo, banir Ragnaros para o Plano Elemental e lançar resíduos para a fortaleza do dragão nas proximidades da Garganta do Sussurro Sombrio. Esta nova zona de level 78-82 terá vários nichos de missões, lugares com phasing, correntes de missões, portais para micro-zonas em Terras de Fogo, toda uma nova raid e muito mais.
A Árvore do Mundo
Os jogadores poderão entrar em Hyjal por meio de Clareira da Lua, depois de completar uma série de missões ao lado de alguns dos heróis mais famosos de Azeroth. Com a antiga rivalidade entre a liderança dos Elfos da Noite ameaçando prejudicar a campanha contra Asa da Morte, os jogadores vão descobrir rapidamente que a tarefa de defender Nordrassil é mais assustadora do que parecia. Para ter sucesso, eles devem procurar a ajuda de aliados extremamente poderosos: Os Anciões.
Os Anciões
Para proteger e curar Nordrassil da devastação que a invasão dos elementais de fogo estão causando em Monte Hyjal, os jogadores devem recapturar primeiro o santuário do deus lobo Goldrinn. Os ogros que cercam o santuário não serão nada pacíficos, mas é através do santuário que os jogadores poderão se infiltrar em Terras do Fogo e desligar um portal, retardando o avanço do Martelo do Crepúsculo em Hyjal.
Com o primeiro portal desarmado, os jogadores serão ajudados pelo espírito de Aessina para auxiliar na purificação e cicatrização da floresta, para que ela volte ao seu antigo esplendor. Esta pequena vitória, no entanto, não é suficiente para deter os Resquícios do Crepúsculo de tentarem queimar a floresta mais uma vez. Enquanto você luta para manter estes inimigos à distância, você também precisa ajudar os Guardiões de Hyjal – uma nova facção neutra de druidas e adoradores dos Anciões – a repovoarem a floresta com a vida animal. Há rumores de que Malorne foi visto no deserto. Talvez uma investigação mais aprofundada seja necessária…
Em meio ao caos, os druidas da Garra vão precisar da ajuda dos jogadores para ressuscitar a deusa das criaturas aladas. Os jogadores começam o processo, ajudando a matar um grupo de dragões negros e destruindo um portal. Justamente quando você pensa que as coisas poderiam estar melhores, você terá que lutar por uma cidade dos Elfos da Noite em chamas, para destruir o terceiro e último portal, com a ajuda da tartaruga deus Tortollus.
Garganta do Sussuro Sombrio
Seu sucesso em Hyjal acabará por levá-lo para a Assembléia dos Anciões, que criaram um plano para trazer um aliado e poderoso semideus de volta a este reino. Antes que isso aconteça, no entanto, você terá de se infiltrar na Garganta do Sussuro Sombrio disfarçado como um seguidor do Martelo do Crepúsculo, agindo rapidamente para semear a discórdia dentro da facção, tentando enfraquecê-la. Só o tempo dirá se o plano dos Anciões deu certo, mas você vai precisar fazer a sua parte se quiser ter uma esperança de salvar Monte Hyjal dos Dragões do Crepúsculo, de Ragnaros e de seus lacaios do Plano Elemental.