Os Elementais nativos de Azeroth se destruíam pelo mundo enquanto estavam sobre influência dos Deuses Antigos. Para manter Azeroth segura dessas ameaças, os titãs prenderam os Deuses Antigos embaixo da terra e baniram os selvagens elementais para um plano construído pelos titãs, o Plano Elemental, um domínio seguro onde os elementais poderiam duelar sem destruir Azeroth.
Quatro domínios foram criados dentro desse mundo para servir como um ambiente ideal para cada tipo de elemental. Por eras os elementais do Ar, Água, Terra e Fogo, se enfrentam em lutas sem fim uns contra os outros, levantando batalhas titânicas nos confins desse mundo. Um dos Planos Elemental, um vasto oceano conhecido como Oceano Abissal, é a casa dos elementais da água. A lenda diz que Neptulon, o Caçamaré, o poderoso ser que rege o mundo aquático, possui uma potente arma que dá ao seu dono o controle dos vários mares de Azeroth. Até agora, o artefato permaneceu em segurança dentro do mundo do elementais da água… mas isso irá mudar em breve.
Dentro de Geodomo, o domínio dos elementais da terra, o maligno Aspecto de Dragão Asa da Morte, está a ponto de por em prática um ato catastrófico: sair do Plano Elemental para Azeroth. Se isso acontecer, vai destruir a superfície do mundo e quebrar a barreira que separa Azeroth do mundo dos elementais. Se Neptulon e seus suditos se aliaram com Asa da Morte, ninguém sabe. Sem contar que, se as ações de Asa da Morte criar uma abertura no Oceano Abissal, nefastos e facções semelhantes iriam procurar por essa arma fabulosa carregada por Neptulon. Quem quer que controle o artefato irá ter o controle sobre os mares do mundo, um poder que talvez ninguém, nem mesmo membros da Horda ou da Aliança, devem possuir.