Uma linha nele chamou minha atenção. Quando Alleria fez contato mental com a alma do mundo de Argus, ela revelou sua origem. Nessa revelação, aprendemos que, antes de dormir em Argus, a luz que constituía a alma do mundo flutuava no vazio. Chegou perto de uma estrela pelo calor, e o planeta se formou ao seu redor para proteção. Até agora, nós sabíamos que alguns mundos tinham almas mundiais e outros não. Agora, aprendemos que as almas mundiais são anteriores aos mundos em que se formam.
O drama de áudio faz questão de equiparar Argus e Azeroth. Ele ressalta que os dois mundos são semelhantes. Portanto, podemos assumir que a alma do mundo de Azeroth também existia antes de Azeroth, o planeta. E isso implica que cada Titã surgiu dessa maneira. Uma entidade sem forma de luz tão poderosa que formou um mundo à sua volta para proteção à medida que crescia. Isso me levou a várias perguntas.
De onde vêm os Titãs? Eles são entidades surpreendentemente poderosas do poder cósmico que flutuam no vazio, atraídas para as estrelas pelo calor. Isso me lembrou a descrição de como os Senhores Void decidiram corromper uma alma mundial. Eles querem criar um titã void que pode ajudá-los a destruir o cosmos. É por isso que eles criaram os deuses antigos, lançando-os à deriva no universo até encontrarem e infestarem mundos com almas mundiais. A frase exata que o drama de áudio usa para Argus antes de formar o mundo em torno dele foi “Foi energia, girando para o cosmos.” De onde girou? Como chegou? Nós não sabemos.
Olhando para o gráfico de cosmologia de Warcraft da Chronicle Vol. 1, um candidato é a seção Ordem. Os titãs estão ali mesmo na parte do mapa. O poder arcano que vemos ali combina com o que sabemos sobre a natureza fundamental das almas mundiais. Afinal, o Bem da Eternidade era uma fonte de poder arcano. Foi também o sangue vital de um Titã. Isso me faz perguntar-me como pedaços de energia pura dos Arcanos derivam em nosso universo. Poderia haver alguma entidade no domínio da Ordem que faz isso? Almas mundiais estão sendo lançadas em nosso cosmos como parte de algum plano para ordená-lo? Por quem?
Bem, não sabemos muito sobre o plano da Ordem. Sabemos que os demônios vêm do Twisting Nether e nascem do Fel. Os seres mortais podem realmente se tornar demônios se estiverem expostos ao suficiente. Mas não sabemos nada de nenhum reino arcano ou qualquer entidade nativa disso. Existem seres arcanos semelhantes aos demonios? Os titãs são semelhantes, ou mesmo exemplos de tais seres? Existe alguma versão Arcana dos Void Lords?
O Enigma de Elune
Desde a descoberta dos Pillars of Creation (Pilares da Criação), fiquei assombrado pelo fato de que um deles não é como os outros. Nós temos o Aegis de Aggramar, o Martelo de Khazgoroth, o Tidestone de Golganneth, o Olho de Aman’thul e a Lágrima de Elune.
Existem seis Titãs no Panteão. Claramente, Norgannon não conseguiu um Pilar da Criação com o nome dele – ele obteve os Discos de Norgannon. E o Eonar? Por que Elune recebeu um Pilar, não Eonar? Supostamente, os Titãs deram os Pilares aos Titãs para moldar o mundo após a queda do Império Negro. Eles estavam trabalhando para acalmar a alma do mundo e curar a ferida que criou o Bem da Eternidade.
O poço original da eternidade era uma ferida aberta. Permitiu que a essência arcana da alma do mundo vazasse – a própria vida do Titã. Todo o propósito de criar os Pillars of Creation foi destinado a restaurar o bom processo de incubação para a alma do mundo. O planeta foi formado para proteger a alma à medida que amadureceu, como um ovo auto-cultivado. E isso nos leva a concluir que é pelo menos viável que Elune seja Titã.
Graças ao ataque vencedor de Antorus , sabemos que Eonar é o único Titã que escapou do alcance de Sargeras desde que ele destruiu os outros Titãs e capturou suas almas escapadas.Chronicle nos diz que quando Sargeras desencadeou uma tempestade de Fel sobre os Titãs, Norgannon lançou suas almas para a Grande Obscuridade. Eles finalmente chegaram a Azeroth e entraram nos Guardiões. Nós sabemos que um dos Guardiões, Alto Guardião, removeu a essência de Aman’thul de si mesmo. Ele colocou-o nas águas do Vale de Eternal Blossoms. Aparentemente, os agentes de Sargeras finalmente conseguiram recuperar essas almas.
Almas do mundo, titãs e deuses
Como e quando Sargeras recuperou as almas dos Titãs? Ele fez isso durante a Guerra dos Antigos? Ou foi o propósito do ataque de Avatar em Northrend durante a carreira de Aegwynn? As almas dos Titãs estavam em Azeroth em um ponto. Todos eles salvaram Eonar foram recapturados. Isso significa que Eonar esteve potencialmente em Azeroth esse tempo inteiro. Onde? Como?
Uma resposta é a antiga lenda da Noite da Noite que Elune vive no Poço da Eternidade. Para evitar a recaptura, Eonar poderia ter deixado Freya e talvez habitasse o poço? Ela usou a essência da vida de Azeroth para sustentar-se em sua condição enfraquecida? O que significa “morte” para um Titã? Os corpos do Panteão foram mortos por Sargeras e sua tempestade Fel, mas claramente os Titãs continuaram a existir. Deixados a eles próprios eles regeneram novos corpos? Os Avatares são o primeiro passo para regenerar essa forma?
Vamos assumir por um momento que Eonar é Elune. Isso caberia com muito do que vemos no ataque do Tomb of Sargeras (Tumba de Sargeras). O antigo Templo de Elune é claramente uma estrutura Titã. Tem uma câmara onde todos os Pilares da Criação podem ser usados em conjunto. Faz sentido que Eonar habitasse tal estrutura. Talvez ela estivesse regenerando uma forma física, e moldasse a cultura e a aparência daqueles que chegaram ao poço. Seria mais fácil para ela estar perto do poder ardente do poço. De certa forma, ela estaria com um irmão.
Mas isso ainda não responde a uma pergunta. Por que o Tear de Elune nos permite nos comunicar com o Xe’ra?
Mistérios da Luz e da Sombra
Em um ponto, depois de deixar de salvar O’ros de Rakeesh, Khadgar nos diz que ele leu em um livro que Elune criou o Naaru. Isso é maravilhoso porque nunca ouvimos falar do Naaru antes da Burning Crusade. Eu realmente queria que alguém fosse apenas para Karazhan e catalogasse a biblioteca já. Provavelmente existem seis expansões cheias de coisas que ainda não conhecemos. Mas se Elune é Eonar, e Eonar fez o Naaru, e os Naaru são considerados seres da Luz, apesar de sua fase de Sombra, então … o quê?
Sabemos que Antorus é uma estrutura Titã. Existiu em Argus muito antes de Sargeras chegar a corromper o Eredar. O Naaru também tinha presença lá. O cristal de Atamal que Velen costumava comunicar com K’ure era antigo por seu tempo, e isso faz 25 mil anos. E nós sabemos que os Titãs estavam preocupados com o Void e os Velhos Senhores. Apesar de serem infundidos com a Luz, os Naaru muitas vezes caem em uma fase de sombra e se tornam seres vazios como Entropius.
Então imagine isso – e se os Naaru são criações de Titã feitas para ajudar a ordenar o cosmos regulando a Luze o Vazio? E se o motivo pelo qual a Lágrima de Elune trabalhou para restaurar o núcleo de consciência de Xe’ra e porque isso foi feito? Foi projetado para criar o Naaru, e usá-locomo parte da Ordem do Cosmos. Até nos disseram que o Naaru foi criado durante a Grande Ordem da Luz e Sombra.
Os Titãs podem comandar A Luz. Nós vimos Norushen fazer isso para combater o Sha do Orgulho e nos purificar de sua corrupção. Portanto, não parece que os Titãs tenham criado o Naaru.
O queDesconhecemos
Mas o que era Antorus? Por que os Titãs o criaram? Como Argus é semelhante a Azeroth, além de simplesmente ter um Titã dormindo dentro dele? Antorus era o mesmo que o Templo de Elune em Azeroth ou outras estruturas de Titã? Eonar Elune? Em caso afirmativo, o que ela estava fazendo manipulando a sociedade Nigh Elf? Ela estava tentando cultivar um novo corpo, pastoreando Azeroth em um despertar ou ela tinha algum outro objetivo? O Naaru é suas criações? Os titãs vêm de um plano de ordem incognoscível e dos Arcanos, lançados em nosso universo por entidades tão incognoscíveis como os Senhores Void, para impor a lógica num cosmos caótico?
Temos muitas perguntas e sem respostas ainda. Espero que possamos aprender muito mais após Antorus.