Eles rejeitaram a oferta de um Titã e sobreviveram à sua ira. Eles viram seu mundo corrompido, seu próprio povo perdido para a loucura e o mal e perseverou apesar de perder tudo o que eles valorizavam. E eles perderam sua casa, suas famílias e amigos, até mesmo seu nome. A palavra Eredar se tornou uma maldição sussurrada pelas vítimas quando o pesadelo cósmico emergiu de seu mundo natal. O Titã adormecido dentro do planeta de seu nascimento foi corrompido e escravizado. O universo foi incendiado por aqueles que eles já haviam chamado de companheiros, amigos e entes queridos. Tudo o que eles podiam fazer era fugir. Por milhares e milhares de anos, tudo foi arrancado deles.
Alguns conseguiram lutar. Outros foram incumbidos do fardo da sobrevivência – de fugir através do Grande Titã Escuro, uma tentativa desesperada de preservar o pouco da cultura deles que não foi quebrada e distorcida por Sargeras e sua insanidade. O Titã lhes ofereceu o poder e ele realmente o concedeu. Ele lhes ofereceu conhecimento, e novamente foi dado a eles. Mas os exilados de Argus viram o custo. Como tudo aquilo que os fez quem eles eram seria roubado deles. Que eles seriam moldados em monstros que colocariam o cosmos para queimar.
A Dispersão
A palavra Draenei significa exilados em Eredar. Draeneis modernos falam uma língua que é basicamente a antiga língua Eredar menos todas as palavras emprestadas de outras línguas demoníacas que os Eredar modernos falam, mas com palavras de empréstimo e conceitos de seus benfeitores Naaru. Existem duas linhas de desenvolvimento para a cultura Draenei. Primeiro são os que fugiram no Genedar todos esses milênios atrás. O segundo, os Forjados da Luz que faziam parte do Exército da Luz que se separou do Genedar a bordo do Xenedar .
Não está claro se o Genedar era semelhante ao Tempest Keep. Não sabemos se outros satélites ainda existem no cosmos em algum lugar. Mas é ao menos possível. A Fortaleza da Tempestade tem o Arcatraz, o Mecanar, o Botanica e o Exodar. Poderíamos ter até três arcos Draenei perdidos no cosmos se o Genedar fosse um navio similar a ele. Ou poderia haver um Naaru perdido que tanto o Genedar quanto o Xenedar eram navios-satélites. O fato de que o Genedar e Xenedar foram nomeados de forma semelhante implica que eles podem ter sido barcos semelhantes.
Podemos reconstruir uma cadeia de eventos . A chegada de Sargeras a Argus, sua oferta, a aceitação por Kil’jaeden e Archimonde e a fuga de Velen e seus seguidores estão todos estabelecidos. Os Naaru chegam e levam os sobreviventes embora. Em algum momento depois disso, o Xenedar parte com aqueles Draeneis dispostos a lutar contra a Legião.
Mistérios do Naaru
Por quanto tempo os dois grupos eram uma comunidade antes de Xe’ra levar os Forjados na Luz para a guerra? Quantos Naaru viajaram originalmente com os Draenei? Quantos Naaru existem, de onde eles vêm, qual é a conexão deles com Elune? Por que uma Lágrima de Eluna despertou a consciência de Xe’ra, quando supostamente apenas um Naaru de sua linha poderia fazer isso? Os naaru representam muitos mistérios. Sabemos que os Sha’tar Naaru como A’dal parecem diferir em muitos pontos-chave com Xe’ra. Pode ser um sinal de que talvez nem todos os Naaru estejam de acordo. A partida de Xe’ra com os Forjados na Luz pode não ter sido uma separação totalmente consensual.
Por exemplo, Xe’ra nunca contou a Turalyon ou a qualquer um dos Exércitos da Luz sobre o ciclo vazio Naaru. Mas A’dal e seu Sha’tar permitiram que aventureiros de Azeroth descobrissem isso. Eles estavam até mesmo dispostos a permitir que acontecesse com um deles para cumprir a profecia que Velen tinha envolvendo os Blood Elfos. A existência atual de M’uru como parte da Sunwell aconteceu inteiramente porque os Sha’tar não pareciam ter a filosofia de Xe’ra.
Será que o Genedar e o Xenedar eram simplesmente mais satélites da Tempest Keep? Isso pode explicar porque O’ros, claramente um ex-membro das forças de Sha’tar e A’dal, era um descendente direto de Xe’ra. É A’dal o outro dos primeiros Naaru que existiram? Aliás, como Naaru se reproduz? Como o O’ros é descendente de Xe’ra?
As pessoas divididas
Os Draeneis se dividiram em dois grupos. Havia uma facção de guerra a bordo do Xenedar e o restante de seus sobreviventes a bordo do Genedar. O fato de que havia vários Naaru a bordo do Genedar significa para mim que era uma embarcação mais próxima da Tempest Keep que a Exodar ou Xenedar. Isto suporta a teoria de ‘Draenei perdido em outras naves satélites’. Durante suas viagens pelo Grande Escuro, eles visitaram dezenas de mundos. Foi durante esse período que Xe’ra e o Exército da Luz foram embora. Potencialmente, qualquer outro Draenei a bordo de outras embarcações satélites também teria si perdido. Não há nada lá fora sobre colônias de Draenei em potencial durante este período. A perseguição sangrenta do sangue da Legião Ardente sob Kil’jaeden sempre forçou os Draenei a fugir em vez de se estabelecer em qualquer lugar.
Graças à natureza das viagens de navios dimensionais, é impossível dizer quanto tempo subjetivo os Draeneis a bordo desses navios experimentaram. Enquanto décadas se passaram em Azeroth, Turalyon e Alleria viveram mais de mil anos. Foi devido a um fenômeno que pode funcionar em qualquer direção. Você poderia deixar seu mundo e passar mil anos lutando contra a Legião para descobrir que apenas 20 ou 30 anos se passaram em seu planeta natal. Ou você poderia viajar por centenas de anos entre mundos apenas para descobrir que 25.000 anos haviam passado sobre Argus ou no cosmos fora do Nether. Uma estimativa conservadora iria colocá-lo em milhares de anos. O próprio Velen é antigo e existem sobreviventes vivos em Azuremyst e Bloodmyst que se lembram da fuga de Argus.
Gerações de Draenei
Ao mesmo tempo, nem todos os draeneis se lembram. Há draeneis vivos hoje que nasceram durante a diáspora. Eles nunca viram Argus, nem se lembram de nenhuma outra vida que a dos nômades fugindo da Legião. Alguns nasceram em Draenor antes da Horda. Os draeneis têm uma divisão geracional diferente de qualquer povo azerothiano que os elfos possam compreender. No entanto, os elfos se tornaram grupos totalmente separados – Kaldorei, Quel’dorei, Sin’Dorei e Shal’dorei, todos como povos separados. Mesmo o Ren’dorei recém-cunhado continua esta tendência.
Mas alguém poderia olhar para o povo Eredar e dizer o mesmo. Os Man’ari, os Forjados na Luz, os Draeneis de Draenor, os Perdidos, os Quebrados e os Krokul de Argus. O fato de que existem dois tipos distintos de Broken – os de Draenor e o Krokul de Argus, mutados de diferentes fontes, mais os Lost Ones mostram a variedade de maneiras pelas quais o Eredar pode ser mudado pela exposição a energias poderosas, como os Elfos. de Azeroth no passado. Também é interessante notar que os elfos em Azeroth têm uma conexão com Elune. A Lágrima de Eluna claramente trabalhou para permitir que os Campeões de Azeroth se comuniquem com Xe’ra.
Eu realmente não falei sobre esse grupo de Draeneis no outro Draenor porque, uau, esse material é complicado o suficiente sem um exército inteiro de Draenei que perdeu tempo para enfrentar. Surpreendentemente, apesar de duas expansões que lidaram com essas questões, ainda temos muito o que aprender sobre os draeneis e seus benfeitores de Naaru. Battle for Azeroth parece estar dando um passo para trás da odisséia cósmica, mas com o tempo, todas as coisas são possíveis.