Quel’Delar, a Espada Irmã. Essa espada foi feita pelos elfos noturnos com a ajuda das cinco revoadas, junto com ela foi feita também sua espada irmã, a Quel’Serrar. A Quel’Delar serve como um símbolo da luta contra o Flagelo.
No patch 3.3 os jogadores poderão embarcar em uma missão para remontar essa espada e usá-la ou trocá-la por uma com poderes semelhantes.

História
Há muitos anos atrás, os grandes Aspectos de Dragões trabalharam junto com os elfos noturnos para forjar poderosas espadas prismáticas que poderiam ser usadas para acabar com qualquer mal que houvesse no mundo. Essas espadas ficaram conhecidas como as espadas de Quel’Serrar.
Uma dessas espadas, que foi perdida ao longo do tempo, recentemente foi desenterrada por bravos heróis de Azeroth. Agora, redescoberta, Quel’Serrar é novamente reverenciada como uma poderosa ferramenta de puro poder. Já sua espada irmã, não é vista já faz vários anos…
A espada conhecida como Quel’Delar foi carregada por um grupo de kaldoreis que logo se tornariam os elfos superiores, e ela foi sendo passada de geração em geração. Recentemente a Quel’Delar foi usada pelo valente guerreiro Thalorien Buscalva. Thalorien lutou incansavelmente na Guerra dos Trolls, defendendo sua amada cidade de Luaprata, a Nascente do Sol e toda Quel’Thalas.
Quando o flagelo invadiu essas terras durante a Terceira Guerra, Thalorien estava entre os heróis da última linha de defesa da Nascente do Sol. Apesar do poder dessa espada, ele foi morto pelo esmagador poder de Arthas e sua espadas de runas, Gélido Lamento. Pensou-se então que Quel’Delar ficaria perdida para sempre.
Após a destruição de sua terra natal, os determinados elfos sangrentos começaram a se recuperar e a reconstruir. Foi nessa época que a aguerrida guerreira Lana’thel topou com a Quel’Delar, e logo após isso apareceu a maior oportunidade para ela usar a espada: o Príncipe Kael’thas Andassol levantou um exército e uniu suas forças com Illidan Tempesfúria, que liderava eles para o norte de Coroa de Gelo em uma missão para destruir o Lich Rei. Lana’thel prontamente seguiu seu príncipe com somente um pensamento em mente – vingança contra o Flagelo – mas a única coisa que esperava por ela, era tragédia.
Nos campos congelados de Nortúndria, Arthas finalmente derrotou Illidan e Kael’thas, e os poucos sobreviventes da expedição acabaram se espalhando nas terras geladas. Um por um, o Lich Rei saiu em busca daqueles que desafiaram ele, e Lana’thel foi uma das pegas. Usando a Quel’Delar, ela atacou ele com todo seu poder… mas os poderes malignos da Gélido Lamento superou os dela. Através de sua espada, o Lich Rei escolheu Lana’thel para servir a ele como Rainha Morta viva dos San’layn, um grupo responsável por supervisionar as operações do Flagelo em Azeroth.

A então Rainha Lana’thel, ansiosamente carregava suas novas tarefas, mas cada vez que olhava para sua espada, uma raiva louca enchia seu corpo enquanto ela se lembrava de sua forma viva. Ela não poderia permitir tais distrações, e com um grito que ecoou por toda Coroa de Gelo, ela despedaçou a Quel’Delar e lançou os pedaços para o mais longe que ela podia.
Agora, os campeões da Aliança e da Horda que enfrentam os exércitos do Lich Rei, não tem mais do que uma pequena chance de encontrar as peças dessa espada histórica. Se eles tiverem sucesso, os heróis poderão embarcar em uma aventura épica para re-criar a Quel’Delar. Eles precisarão dos materiais mais fortes e de uma fonte de grande poder para transformar os pedaços na espada amedrontadora que ela já foi. Várias classes podem usar a Quel’Delar, e a espada pode se adaptar a vários estilos diferentes de jogos. Para aquelas classes que não possam usá-la, os elfos sangrentos do Fendessol e os elfos superiores da Pacto de Prata irão com prazer trocar esse símbolo de sua história por uma arma usável.
A Missão
A missão que leva à recriação e purificação da antiga espada Quel’Delar, é O Punho Danificado (horda, aliança), a missão conta e complementa toda a história. Ela vai levar os jogadores através de uma série de eventos: identificar a espada, reforjá-la, temperá-la e finalmente purificá-la, recuperando ela à sua versão original de glória.

A recompensa final da missão depende de sua classe. Jogadores que possam usar espadas, receberão uma espada, em versões modificadas da Quel’Delar. Jogadores que não podem usar espadas, receberão uma maça da Crusada Argêntea. Todas elas são itens incríveis:
Quel’Delar, Poder do Fiel
Quel’Delar, Ferocidade do Desprezado
Quel’Delar, Astúcia das Sombras
Quel’Delar, Lente da Mente
Clava da Justiça Furiosa
Martelo da Chama Purificada
Ponta Lumenata