Ela possui uma participação no Comic “Ashbringer“, é primordialmente a mulher mais conhecida da organização Crusada Escarlate entre os fãs e jogadores e finalmente será uma figura central da trama da volta da Crusada Escarlate à ativa no Pandaria.
Primeiro vamos falar um pouquinho da Crusada Escarlate [Scarlet Crusade], só dando uma pinceladinha do plano de fundo da história, pois eu gostaria de trabalhar o tópico da Crusada Escarlate e da Ordem da Mão Prateada junto ao post das religiões de Azeroth.
Uma nota adicional depois que eu descobri o nome traduzido da Whitemane… Definitivamente eu nunca teria chutado Cristalba. Foi uma boa adaptação, como as demais, mas pra quem joga WoW em inglês, designar aWhitemane por Cristalba pode confundir os leitores, manterei ambas as denominações pelo artigo. É, eu também levei um susto, não foi só você. o_o
Quem é a Crusada Escarlate?
Bom, já falei que a Crusada Escarlate tem ligação com a fé da Luz Sagrada em Azeroth, eles são uma organização religiosa completamente dedicada em erradicar os mortos vivos da face da terra. Instalados em Clareiras de Tirisfal [Tirisfal Glades], eles enfrentam com mais frequência os residentes mortos vivos do que restou do reino de Lordaeron, os Renegados [Forsaken]. E como jogador, você terá algumas quests que entram em conflito com os Soldados da Crusada, em Tirisfal.
Até o Cataclysm, a Scarlet sustentava bases em Amparo [Hearthglen], Manopla de Tyr [Tyr’s Hand] e a catedral da cidade expurgada por Arthas, Stratholme. Sua base principal consiste no Monastério Escarlate, masmorra que você no nível 30~40 vai cansar de visitar, ou já cansou. Mas por acaso você sabe porque você combate a Crusada Escarlate? Seja Horda ou Aliança, com seus diferentes motivos.
Uma vez parte da força de Lordaeron contra o Flagelo na Terceira Guerra, a Scarlet Crusade era liderada por Grand Inquisitor Isillien e High General Abbendis. Uma figura importante a citar aqui é o Grand CrusaderSaidan Dathrohan, ele foi um dos primeiros cavaleiros da Mão Prateada [Silver Hand], assim como Tirion Fordring, Turalyon e Uther the Lightbringer.
Abbendis morre nos braços da filha. Dathrohan some e depois reaparece possuído por um dreadlord chamado Balnazzar e começa a comandar a Crusada Escarlate, e é aí que a coisa se complica. Os bravos guerreiros da Luz agora se encontram sob influência dos inimigos da Legião Ardente [Burning Legion]. Porém o Dreadlord tinha um empecilho, Alexandros Mograine. O Paladino possuía uma espada poderosa de nome Crematória [Ashbringer]. Balnazzar usou seu disfarçe para persuadir Renault Mograine para trair o pai. Renault levou Alexandros e o Alto-Inquisidor Fairbanks até Stratholme. A cidade estava empesteada de mortos-vivos do Flagelo [Scourge]. Era uma armadilha do Flagelo. Eles lutaram, Alexandros era um exímio guerreiro e muitos mortos vivos pereceram diante de sua lâmina. Eventualmente Alexandros deixa Ashbringer cair no chão. Renault foi quem a encontrou e assim como um certo Arthas que conhecemos, ele enfiou a espada no pai, matando-o.
Renault foge e deixa Fairbanks à própria sorte. O Inquisidor consegue escapar e volta ao Monastério para divulgar o que havia realmente ocorrido. Bom, sabemos que a Crusda Escarlate de hoje vê todos os que estão de fora de sua ordem como inimigos. Balnazzar começou isso proclamando que Fairbanks estava contaminado com a praga, e o homem fora executado pelos seus companheiros. Aliás, ele é o chefe morto-vivo na salinha escondida à direta do altar onde você enfrenta Mograine e Cristalba [Whitemane].
Ainda haviam aqueles que acreditavam em coisas diferentes das pregadas pelo Grand Crusader Dathrohan, estes saíram da ordem e formaram outra, a Argent Dawn. Alexandros Mograine tinha dois filhos. Darion Mograine era o filho mais novo e era associado à Argent Dawn quando ele procurou por Renault. Ao ver a espada em posse de Darion, Renault começou uma briga com o irmão. Uma sombra emergiu da espada, e na forma de Alexandros Mograine, acusou o filho mais velho de traição e assassinato. Essa briga levaria a Ashbringer à corrupção.
Taelan Fordring é apontado como novo Highlord da Crusada Escarlate. Taelan é o filho de Tirion Fordring. Ele é tema de uma chain quest que abria com Tirion depois de completar 3 quests também iniciadas com Tirion em Terras Pestilentsa Orientais [Eastern Plaguelands]. A chain consistia em ajudar Tirion a abrir os olhos do filho em relação à Scarlet Crusade.
A Redemption não pode mais ser realizada. Infelizmente ela foi retirada no Cataclysm. Primordialmente o jogador ia atrás de coisas que fizessem Taelan acreditar em seu pai. Era interessante pois o jogador participava diretamente da Lore e observava a interação de personagens razoavelmente importantes pra timeline do Lich Rei. Quando Taelan finalmente dá por si com a ajuda do jogador, ele resolve ir atrás de Tirion e sair da Crusade. Logo na estrada, Taelan é executado por traição pelo Grande Inquisidor Isillien. Tirion acaba assistindo tudo, tal como o jogador. Tirion mata Isillien em resposta, mas isso jamais trará Taelan de volta. Sob o corpo de Taelan, Tirion jura trazer o bem de volta a este mundo, por meio da Silver Hand.
Sally Cristalba e a Inquisição
Sally Cirstalba [Whitemane] nasceu e cresceu em Lordaeron – sua versão mais jovem pode ser encontrada na mesma instância onde você pode encontrar Kel’thuzad ainda vivo: Antiga Eira dos Montes [Old Hillsbrad Foothills], acompanhada por Renault e Vishas, e por vezes passando por Herod. Todos futuros membros da Crusada Escarlate e chefes das masmorras. Ela e Renault fazem um diálogo similar ao da luta onde o jogador os enfrenta.
Quando o Flagelo [Scourge] atacou Lordaeron, Sally viu sua familia ser devastada pela praga que se espalhava pelo norte do reino, lançada por Kel’thuzad e sua Seita. Sally se vê forçada a dar um fim aos seus parentes quando eles levantaram como servos do Lich Rei. Esse fato por si só deixou-a angustiada e tomada pela raiva e pela culpa. Assim ela foi subindo na organização da Crusada Escarlate, tornando-se uma líder por seu próprio mérito.
Agora detendo o título de Alta-Inquisidora [High Inquisitor], Whitemane só encontra paz na destruição dos mortos-vivos. Sejam eles conscientes, como é caso dos Renegados, ou não.
Sally será um dos membros centrais da masmorra heróica no Pandaria, ela conta com a ajuda do Comandante Durand na reconstrução da Crusada Escarlate, agora sem um dreadlord mexendo com seus ideais.