Balnazzar ( anteriormente sob o disfarce de Saidan Dathrohan , Grande Cruzado da Cruzada Escarlate) foi um dos três irmãos nathrezim deixados em Lordaeron para supervisionar a conquista demoníaca dessa terra. O regresso do príncipe Arthas, após a derrota de Archimonde, enviou os três irmãos a empacotar, mas rapidamente reagruparam e inventaram um novo plano para destruir Arthas de uma vez por todas. Embora eles (e Sylvanas Windrunner, que atacou Arthas em seus próprios termos) não destruíram Arthas, o príncipe dos undead deixou o Lordaeron, deixando Balnazzar para governar os Plaguelands. Logo depois, Sylvanas (que forçou Varimathras a juntar-se a ela) colocou cerco às forças de Balnazzar e finalmente forçou Varimathras a executar Balnazzar. No entanto, a execução foi falsificada e Balnazzar mais tarde veio a possuir o corpo de Saidan Dathrohan, um dos fundadores da Cruzada Escarlate.
A Terceira Guerra
Balnazzar e seus irmãos, Varimathras e Detheroc, não sabiam que a Legião Ardente havia sido derrotada no Monte Hyjal até meses depois do fato. Foi somente quando Arthas voltou do seu ano sabático para Kalimdor que ele anunciou a destruição de Archimonde. Arthas afirmou que suas mortes completariam sua loucura. Balnazzar e seus irmãos rapidamente se teletransportaram antes que Arthas pudesse atacar.
Os dreadlords traçaram na segurança da Clareira de Tirisfal, e começaram a formar um plano para arruinar o rei dos mortos-vivos. Sabendo que Ner’zhul e Arthas, estavam perdendo seus poderes, chamaram a Sylvanas , que já não estava presa à lealdade ao Rei-Lich, e pediu sua ajuda no golpe que certamente acarretaria. Sylvanas, com fome de vingança por sua forma atual e pelo massacre de seu povo, concordou. Balnazzar e seus irmãos encenaram uma emboscada para Arthas dentro das ruínas da Capital, separando Kel’Thuzad dele e atacando-o com seus sequazes. Balnazzar até soltou outros dreadlords nele, mas Arthas, arredondando para cima as forças que ele poderia encontrar ainda leais a ele, escapou, ou assim pensou ele.
Escotado por um grupo de banshees, Arthas foi atacado por Sylvanas, que havia preparado uma longa e terrível morte para seu assassino, e estava prestes a começar seu trabalho quando Kel’Thuzad interrompeu e perseguiu-a. Embora ainda vivesse, Arthas tinha ido embora de Lordaeron, ou das Terras da Peste como eram agora chamadas, e Balnazzar era livre para reinar sobre ele como ele gostava. Mandou Varimathras trazer Sylvanas para juntar-se à sua nova ordem, mas as coisas correram horrivelmente mal.
Varimathras “matall” Balnazzar.
Infelizmente para Balnazzar, Sylvanas tinha seus próprios planos e sitiou Lordaeron. Ela venceu o irmão de Balnazzar Varimathras, que se ofereceu para servi-la em troca de sua vida. Sylvanas aceitou e o dreadlord lutou a seu lado no ataque a Lordaeron. Balnazzar recebeu a notícia de seus batedores que Sylvanas tinha coagido Varimathras a seu lado, matou Detheroc, e se aliou ao seu seqüestrador humano, Garithos. A banshee e suas forças sitiaram a base de Balnazzar, que ele havia fortificado dentro das ruínas da cidade. Mesmo armado de demônios como seus servos, Balnazzar se viu atacado de ambos os lados por Sylvanas e Garithos, e apesar de suas muitas ameaças, as forças de Balnazzar foram derrotadas.
Depois de sua vitória, Sylvanas, Varimathras e Garithos aproximaram-se de Balnazzar. Sylvanas ordenou Varimathras para matar seu irmão como um testamento a sua lealdade a ela. Varimathras estava relutante como matar outro nathrezim foi proibido, mas Sylvanas foi inflexível. Balnazzar tinha certeza de que Varimathras nunca iria dar esse passo final e foi aparentemente destruído.
A Ashbringer
Desconhecido para Sylvanas, Balnazzar viveu, tendo encenado sua morte com seu irmão, e foi subterrâneo. Não contente em simplesmente sentar-se enquanto as legiões de mortos-vivos invadiram Azeroth, ele formou um novo plano para se opor a eles. Enquanto ele estava preso entre mundos dos vivos e mortos, ele matou o paladino Saidan Dathrohan e possuía seu corpo. Ele então ajudou a fundar a Cruzada Escarlate, uma ordem de cavaleiros focada no objetivo singular de derrotar o Flagelo em todas as suas formas. Embora na superfície a Cruzada pareça apenas interessado em lutar contra o Flagelo, é secretamente (através de Balnazzar) uma ferramenta da Legião Ardente, que ainda tinha esperança em destruir Azeroth. Balnazzar provavelmente espera arranjar um favor com os senhores sobreviventes da Legião, destruindo o Lich King.
Lendas: o Fogo Limpo
Quando membros fanáticos da Cruzada Escarlate invadiram uma aldeia, o líder da invasão, Sir Thomas, matou por engano sua própria família. Tornando-se louco por essa revelação, ele atacou seus companheiros cruzados e acabou morto, depois disso ele ficou completamente louco. Logo após sua morte, Balnazzar transformou Sir Thomas no Cavaleiro Sem Cabeça.
World of Warcraft
Balnazzar era o chefe final do lado vivo de Stratholme. Ele costumava começar a luta como o Grande Cruzado Dathrohan, mas eventualmente tirou seu disfarce humano para sua verdadeira forma.
Cataclismo
Depois de sobreviver novamente e após os eventos em Northrend e Undercity, Balnazzar tirou seu disfarce e matou muitos Cruzados Escarlate, usando seus poderes necromânticos para ressuscitá-los como demônios.
Os aventureiros aventuraram-se em Stratholme e mataram o dreadlord. Após a morte de Balnazzar, Eligor Dawnbringer afirmou que derrotar um dreadlord em um plano mortal só o envia de volta para o Twering Nether . Lá Balnazzar pode estar trabalhando com Varimathras e Detheroc mais uma vez.
Legião
Balnazzar é um dos muitos demônios que atravessaram o portal dentro do túmulo de Sargeras para atacar as forças de Azeroth na batalha climática e desastrosa na Broken Shore .
Quando Tirion foi capturado, Balnazzar guardou a Ashbringer para emboscar e pegar o corpo daquele que o reivindicou. Embora ele falhasse, ele jurou voltar a tempo, dizendo ao novo portador do Ashbringer que sua “jornada juntos apenas começou”.
Balnazzar mais tarde liderou um ataque contra os sacerdotes do Conclave do Templo Netherlight, e os Cavaleiros da Mão de Prata chegaram para ajudar os sacerdotes em sua defesa. Quando Balnazzar começou a convocar mais demônios, chegou um dreadlord infundido com a Luz chamada Lothraxion, Alto Comandante do Grande Exército da Luz, enviado pelo Alto Exarca Turalyon. Lothraxion ajudou o Senhor da Mão de Prata e o Sumo Sacerdote do Templo de Netherlight a derrotar Balnazzar.
Como o Templo Netherlight está localizado no fundo do Twering Nether, e os demônios podem ser verdadeiramente mortos somente no Nether, Balnazzar (juntamente com os reforços que ele convocou durante a luta) está morto para o bem.
Como tal, ele é o primeiro demônio notável que encontrou sua morte final.