Dárion nasceu morto por complicações no parto. Alexandros (seu pai), com pressa, correu com o bebê a um córrego próximo de sua casa, e o mergulhou na água gelada em uma tentativa desesperada de reviver o seu recém nascido filho.
O desespero se tornou realidade e Dárion Mograine entrou no mundo de fato. No entanto, a alegria que seu pai sentiu logo se transformou em tristeza quando ao voltar para casa. Sua esposa e mãe de seus filhos, Elena, morreu devido as complicações do parto.
Durante a infância, Dárion era levado pelo seu pai até a igreja da luz de Lordaeron. Deste pequeno era doutrinado através dos ensinamentos de padres e bispos evoluindo assim a sua energia e seu aprendizado em relação a luz sagrada.
Sempre se mostrando propenso a tornar-se um guerreiro, em um de seus aniversários foi presenteado com uma armadura completa feita especialmente para ele. Este foi um presente de seu pai Alexandros Mograine. Deste dia em diante Dárion tinha como ícone de honra e gloria a imagem de seu pai.
Sempre tendo os ensinamentos da luz em seu coração, e a fúria implacável em suas mãos para combater todas as ameaças Dárion se mostrava impaciente mediante os combates e missões que não poderia participar devido a sua pouca idade. Os anos se passaram e a ordem do Punho de Prata foi formada por Uther o Arauto da Luz.
Imediatamente Uther precisava formar o que seria os primeiros paladinos, e entre eles estava o pai de Dárion. Este episódio se mostrou fundamental para que Dárion idolatra-se o seu pai mais ainda, porem como era um adolescente, ainda não conseguiria entrar na ordem. Com intuito de aprimorar o seu treinamento Dárion passou um vasto tempo isolado aprimorando suas habilidades em combate.
A segunda grande guerra teve seu inicio, a retomada de Vento Bravo era necessária e os humanos precisavam a qualquer custo expulsar a horda invasora de suas terras. A aliança comandada pelo Sir Anduin Lothar iniciou sua campanha de retomada, os paladinos da Mão de Prata foram essenciais nesta guerra.
Alexandros Mograine lutou bravamente, e foi ao desmembrar um grupo de bruxos do conselho das sombras que encontrou uma orbe sombria que futuramente foi banhada na luz e se tornou a Crematória. Com esta arma lendária, Alexandros fez o seu nome em Azeroth.
Os anos se passam e Dárion Mograine cresce, os eventos que presenciamos pré Warcraft III começam a ocorrer. Em uma tentativa de restaurar a nobre cidade de Straholme. Dárion insistia que era possível dominar a cidade e restaurar a mesma para a luz, porem em um dos combates Dárion teve um grande ferimento que fez com que ele cai-se inconsciente por 1 dia inteiro. Ao acordar ele conta que teve uma visão onde estava cercado por sombras e então uma grande luz apareceu o guiando para algum caminho, este era o caminho da vida e a luz provavelmente era seu pai. Quando Dárion acordou descobriu que foi seu pai foi morto em uma possível emboscada quando o procurava em Straholme. Querendo agora investigar os eventos que levaram a morte de seu pai, e sabendo também que não poderia fazer isto sozinho Dárion se junta a Aurora Argêntea, considerado um ícone pelo sobrenome que carregava, ele ajudou a levantar a moral destes guerreiros.
Foi em busca do paradeiro do corpo de seu pai que Dárion encontrou o Troll Zabra Hexx que no passado teve sua vida poupada por Mograine, como Zabra estudou muito a luz combinando a mesma com algumas ideologias voodoo, ele conta a Dárion que o espírito de seu pai ainda permanece neste mundo e que ele teve uma visão sobre uma fortaleza que flutuava sob uma cidade em chamas e que seria ali que deveria começar a procurar seu pai.
Kel’Thuzad comenta à Mograine, o quanto estaria disposto a sacrificar suas próprias forças desde que isso significasse subjugar a alma de Dárion. E então Kel’Thuzad pergunta: Dárion “Quem você ama?” E o jovem Dárion ressuscitado responde: “Ninguém.”
Algum tempo depois Dárion se tornou o Alto Lorde dos Cavaleiros da Morte de Áquerus, uma ordem com o único propósito de aniquilar o restante de vida que tinha em Terras Pestilentas Orientais.
Dárion não só planejou este ataque nos Reinos do Leste, ele tinha arquitetado utilizar parte do exército de Cavaleiros da Morte que estava em Nortúndria para uma grande campanha de guerra e genocídio em Kalimdor. Ele deu ordens para todos os recém criados Cavaleiros da Morte continuarem pressionando a campanha de guerra nas Terras Pestilentas Orientais e usou os humanos dali como rito de iniciação desses Cavaleiros. Tudo isso deveria ser feito em nome do Lich Rei, e suas ordens vinham de Áquerus a Fortaleza de Ébano.
Após a repressão da Cruzada Escarlate, os Cavaleiros da Morte de Áquerus começaram a preparação para seu ataque final sobre a Capela Esperança da Luz. Grão-lorde Mograine reuniu seus mais dignos e mais fortes Cavaleiros da Morte para começar a Segunda Batalha da Esperança da Luz. Durante a batalha, ele aprendeu que a Crematória se recusaria a derrubar qualquer inimigo, e se recusou a obedecer às suas ordens. Um de seus três generais fugiu quando Dárion foi derrotado pelo incrível poder da luz que estava no solo consagrado da Capela da Esperança.
Com a chegada de Tirion, o Grão-lorde Dárion Mograine foi derrotado pelo poder esmagador da ordem do Punho de Prata e da Aurora Argêntea. Naquele momento, seu mestre, o príncipe de Lorderon, o Lich Rei Arthas apareceu, depois ele admitira que ele enviou o Cavaleiro da Morte como uma isca para atrair Tirion Fordring para a batalha e fazê-lo sair de seu esconderijo o Grão-lorde Mograine atacou o seu mestre, foi uma tentativa frustrada cujo o Lich Rei facilmente parou o seu ataque o jogando para longe.
Como o Lich Rei estava para acabar com a vida de Dárion, ele jogou a Crematória Corrompida para Tirion que por sua vez foi capaz de limpá-la da corrupção somente por empunhar a mesma.
Tiron rapidamente fez um ataque ao Lich Rei, e o poder da crematória combinado com a luz do solo sagrado foi capaz de fazer Arthas cambalear mesmo que por alguns instantes.
Em resposta a traição do Lich Rei, Dárion lidera os Cavaleiros da Morte libertados, conhecidos agora como os Cavaleiros da Lâmina de Ébano. Em uma campanha para a Fortaleza de Ébano, você é convocado para acabar com as forças leais ao Lich Rei.
OS CAVALEIROS DA MORTE EM NORTÚNDRIA
Você omo Cavaleiro da Morte certamente irá querer pegar sua reputação com os Cavaleiros da Lamina de Ébano, não será uma tarefa tão rápida, mas o melhor é que muitas das missões e diárias são repletas de lore e informações importantes sobre esta ordem.
Dárion em Nortúndria poderá ser encontrado na Vanguarda Argentea na Coroa de Gelo, ele esta discutindo táticas de guerra com Tirion Fordring. Dárion participa de grandes eventos e inúmeras missões de World of Warcraft: Wrath of the Lich King. Em um fato muito procurado pelos jogadores que é Forjar a Lamento Sombrio Dárion tem grande participação. Os cavaleiros da morte se mostram um exercito de elite contra o Lich Rei, uma vez que eram escravizados por ele. Dárion sabe muito sobre as estratégias do Flagelo e irá usar o seu conhecimento contra o seu antigo Mestre.