Remontando aos primórdios do World of Warcraft, na era conhecida como “Vanilla”, o sistema de reputações já se destacava como uma faceta complexa e envolvente do jogo. Esta época, caracterizada pela versão original do WoW antes de quaisquer expansões, estabeleceu a fundação para muitos dos sistemas de jogo que os jogadores ainda hoje apreciam. O sistema de reputações de Vanilla não era apenas sobre colecionar pontos; era sobre as histórias, as alianças e, em certos casos, os conflitos que moldavam o mundo de Azeroth.
Em World of Warcraft, a reputação é presente de um jeito que reflete a forma como diferentes facções do mundo te percebem com base em tuas ações. Subir de nível em certas reputações não só revelava novas camadas da rica tapeçaria narrativa de WoW, como também concedia acesso a recompensas únicas, como equipamentos especializados, montarias raras e receitas de crafting poderosas.
Algumas das reputações mais icônicas de Vanilla incluem os Elfos Noturnos de Darnassus, cuja estética e missões imergiam os jogadores no misticismo e na majestade do seu povo; a Irmandade do Tório, entremeada nas profundezas das Montanhas de Blackrock, oferecendo aventureiros habilidades únicas de forja em troca de sua dedicação; e a Feira de Negraluna, um evento itinerante cheio de colecionáveis e desafios que, até hoje, é aguardado por jogadores de todas as gerações de WoW.
Também há de se destacar as Centáurias Argênteas, defensores incansáveis contra a ameaça da praga no território de Eastern Plaguelands. Sua reputação não só era penosamente aumentada através de missões e combates contra os não-mortos, mas também através da entrega de material de primeira necessidade e o famoso grinding (matança repetitiva) de certas criaturas. A dedicação a esta facção era recompensada com acessos a equipamentos que eram considerados indispensáveis para conteúdos de fim de jogo.
O sistema de reputações em Vanilla WoW era uma jornada de longo prazo, que muitas vezes exigia semanas, se não meses, de dedicação para alcançar os patamares mais altos de estima com uma facção. Esse processo não era apenas sobre a progressão do personagem, mas também uma forma de envolver os jogadores na política, na cultura e nos conflitos de Azeroth. Era uma época em que alcançar a exaltação com uma facção era um verdadeiro sinal de prestígio e dedicação.
A era Vanilla de World of Warcraft ofereceu uma experiência que foi tanto gratificante quanto desafiadora, com o sistema de reputações servindo como um exemplo perfeito de como os jogadores podiam se perder em um mundo tão vasto e cheio de histórias. Esses elementos, fundamentais na construção de Azeroth, continuam a influenciar a experiência de WoW até hoje, mantendo viva a chama da nostalgia para aqueles que caminharam por essas terras pela primeira vez.
- A Liga de Arathor
- Aliança
- Altaforja
- Angra do Butim
- Aurora Argêntea
- Bucaneiros da Vela Sangrenta
- Camarilha
- Cartel Bondebico
- Cidade Baixa
- Círculo Cenariano
- Clã dos Centauros Gelkis
- Clã dos Centauros Magram
- Clã Lobo do Gelo
- Corvoforte
- Darnassus
- Domínio dos Presamatos
- Feira de Negraluna
- Forças da Aliança
- Forças da Horda
- Garras Sombrias
- Geringontzan
- Gnomeregan
- Guarda de Lançatroz
- Horda
- Irmandade do Tório
- Luaprata
- Orgrimmar
- Os Profanadores
- Penhasco do Trovão
- Pioneiros do Brado Guerreiro
- Prole de Nozdormu
- Senhores das Águas Hidraxianos
- Sentinelas da Asa de Prata
- Shen’dralar
- Treinadores de Sabres-do-inverno (Aliança)
- Tribo Zandalar
- Trolls Lançanegra
- Ventobravo
- Vila Catraca
- Visteterna