O vídeo apresenta o lendário ferreiro de Hollywood, Tony Swatton, conhecido por sua habilidade em forjar armas e armaduras para filmes, jogos de vídeo, programas de televisão e comerciais. Ele é abordado pela Blizzard Entertainment para recrear as glaives de Azzinoth, armas icônicas do jogo World of Warcraft, manejadas pelo personagem Illidan Stormrage. Illidan, originalmente um elfo da noite, transformou-se em um poderoso demônio após consumir o crânio de Gul’dan.
Tony descreve o desafio de criar a arma, que inclui mais de 50 partes separadas e lâminas que seriam muito pesadas se fossem maciças, de modo que ele planeja fazer uma versão mais leve, mas ainda com uma borda de aço temperado para corte. O escudo central da arma terá um cabo e quatro cabaçons de esmeralda incrustrados. Tony demonstra ansiedade em começar o trabalho.
A transcrição mostra os detalhes do processo de fabricação das glaives. Tony e sua equipe cortam a pele das lâminas usando uma tesoura Beverly, seguido de um processo que dá forma às peças utilizando uma máquina chamada Fullmax. Tony também deixa claro os riscos envolvidos na manipulação de partes afiadas da arma, enfatizando a precisão e cuidado necessários.
Eles prosseguem com etapas adicionais, como soldagem TIG, para unir as peças cortadas com um plasma cutter. Um curioso ponto de referência é que ele compara o plasma cutter a um sabre de luz. É destacado o uso do maçarico para dar forma ao escudo central e o uso de uma prensa hidráulica para moldar elementos decorativos em bronze para o escudo da glaive.
Em seguida, Tony moe o excesso de solda e procede à têmpera da peça, tornando-a ao mesmo tempo mais dura e flexível, e depois usa um moinho de correia para finalizar o acabamento. Elementos de latão são pressionados hidraulicamente para adquirir a forma desejada e são montados no escudo central, enquanto Tony e equipe preparam as cabochons de vidro verde para se assemelharem a gemas.
Tony destaca o uso de uma pele de arraia verdadeira, um material excepcionalmente durável, para o cabo da arma. Por fim, o vídeo ilustra a montagem final das glaives, onde rebites e parafusos são utilizados para manter tudo junto. Tony verifica o peso da arma, que marca aproximadamente 20 libras, e se prepara para testá-la na prática. O vídeo termina, presumivelmente, com Tony cortando objetos para demonstrar a funcionalidade da glaive.
Esse vídeo é um exemplo fascinante do cruzamento entre habilidade artesanal e a cultura do gaming, ilustrando a meticulosa arte da forja aplicada a itens icônicos de um mundo de fantasia e trazendo-os para a realidade.