Parte três: Sombra e Luz
A Legião Ardente está atacando Azeroth. O Exército da Luz está à beira da derrota. Alleria e Turalyon estão em lados opostos do universo, procurando desesperadamente o modo de pôr fim à cruzada de Sargeras.
O vídeo intitulado “Mil anos de guerra – Parte três: Sombra e Luz” conta a história de Alleria e Turalyon no contexto do universo de World of Warcraft. Alleria está presa pela Legião Ardente e se encontra sob interrogatório; ela recusa-se a revelar informações, embora entenda o preço que poderia pagar por sua obstinação. Turalyon está com o Exército da Luz, em um conflito armado contra os demônios da Legião Ardente. Embora consigam executar um ataque surpresa, o Exército da Luz não consegue destruir as barreiras que impedem o acesso a Argus e acabam que precisando recuar.
Alleria foi capturada de propósito e usa estratégia para escapar, contando com a ajuda de um Andarilho etéreo, um ser de pura energia, que a ensina a utilizar as sombras, poderes opostos à Luz que ela tradicionalmente emprega. Enquanto isso, Turalyon e seu exército se organizam para uma emboscada contra os demônios. Após uma batalha desigual, que acaba sendo vitoriosa para o Exército da Luz, Turalyon sofre ao acreditar que Alleria poderia estar morta após ser informado da presença do corpo de uma mulher.
No entanto, a mulher encontrada não é Alleria; é revelado que foi uma armadilha de um assassino da Legião, que havia assumido a forma de um aliado caído. Turalyon é capturado e envenenado, incapacitado de mover-se ou resistir enquanto o assassino começa a torturá-lo para eventualmente capturar sua alma.
Alleria, então, demonstra sua nova habilidade com as sombras ao matar seu inquisidor. Ela está determinada a salvar Turalyon e lutar contra a Legião Ardente. O vídeo ilustra o feroz sacrifício e determinação do casal para proteger Azeroth da invasão da Legião, e a difícil escolha de Alleria de adotar poderes das sombras para complementar sua luta contra o mal iminente.
Alleria e Andarilho Imaterial discutem sobre a luz e a sombra, explorando as complexidades e verdades ocultas de cada poder. Alleria, enfrentando as sedutoras vozes do caos, aprende que nem a luz nem a sombra possuem todas as respostas e que ambas têm visões limitadas do destino, algo que ela experimenta através de visões sombrias. Ela vê o Exército da Luz como uma força que, embora lute contra o caos, também pode ser opressora e destrutiva.
Durante a sua busca pela verdade, Alleria percebe que Turalyon está em perigo iminente. Ele está sendo torturado por um assassino da Legião Ardente que busca extrair e torturar sua alma. Ao ouvir seu amado em agonia, Alleria usa seus novos poderes sombrios, ensinados pelo Andarilho Imaterial, para lutar contra o assassino e salvar Turalyon.
Apesar de ter que enfrentar realidades aterradoras e abraçar os poderes das sombras, Alleria mantém firme seu amor e dever para com Turalyon e seu filho. Mesmo quando ameaçada com visões de futuros potenciais onde ela poderia se tornar algo terrível, Ela rejeita essas possibilidades, permanecendo determinada a proteger sua família a todo custo.
Alleria confronta o assassino em uma batalha decisiva, utilizando sua habilidade recém-descoberta com as sombras para superá-lo e impedi-lo de cumprir sua missão. A intervenção de Alleria liberta Turalyon do tormento do assassino, e ela se revela mais uma vez uma guerreira determinada e poderosa, capaz de atravessar a escuridão e retornar.
O vídeo conclui com Alleria e Turalyon reconhecendo os novos e assustadores caminhos que devem trilhar, encarando o crescente poder das sombras e a ameaça que isso representa para a luz e para a batalha maior contra a Legião Ardente.
O segmento do vídeo mostra um confronto ideológico e emocional entre Alleria e Turalyon, e também a interação deles com Xe’ra, a entidade líder do Exército da Luz. Alleria, que abraçou os poderes das sombras para combater a Legião Ardente, enfrenta o julgamento de Xe’ra. Turalyon tenta defender Alleria, enfatizando sua coragem e honra, mas Xe’ra não é persuadida e critica a decisão dela de desviar-se do caminho da Luz.
Alleria se mantém firme em suas crenças, declarando que lutará contra a Legião até o fim, mesmo que isso signifique trilhar caminhos diferentes dos do Exército da Luz. Ela se recusa a renunciar ao caos ou jurar lealdade única à Luz, levando a um impasse com Xe’ra. A líder do Exército da Luz sentencia Alleria a ficar presa até que aceite “o caminho da justiça” e renuncie às sombras.
No entanto, até mesmo quando os soldados do Exército da Luz levam Alleria para o cativeiro, ela troca um olhar confiante com Turalyon, transmitindo uma mensagem silenciosa de que tudo ficará bem. Mesmo diante da apreensão de Xe’ra, Turalyon expressa sua fé contínua em Alleria, confiando nela como sempre confiou. Os eventos reafirmam a resiliência de Alleria diante das adversidades e a profunda confiança e amor entre ela e Turalyon. O vídeo destaca o tema do sacrifício e da fé em meio ao caos da guerra contra a Legião Ardente, ilustrando a tensão entre seguir a Luz ou explorar os poderes das sombras quando ambos buscam o mesmo fim: a derrota dos demônios.