Eles são uma das raças mais antigas de Draenor, de acordo com as relíquias encontradas em Outland. No entanto, as arakkoas inicialmente parecia longe de qualquer tipo de sociedade esclarecida quando os jogadores o conheceram no The Burning Crusade. Certamente, eles tinham números que indicavam uma vasta civilização – mas as arakkoas sempre se sentiu como uma nota de rodapé para Outland, integrando o enredo de Burning Crusade. Afinal, eram tudo sobre os orcs, draeneis, e a Burning Legion – as idas e vindas de homens pássaro realmente não é um fator importante.
Que pode ser apenas a forma como as arakkoas convivem. Bastante reclusa, as arakkoas não saem de sua maneira estranha de dizer de seu passado. No entanto, mesmo que há pouco a ser encontrado onde as arakkoas estão em sua causa, os pequenos pedaços que conseguimos recolher apontam para uma sociedade muito mais complexa do que a arakkoas estão dispostos a divulgar. E em Warlords de Draenor, vamos finalmente ser capaz de ver o arakkoas subir – e talvez até mesmo desvendar alguns dos segredos desta raça reclusa.
Antigo
De acordo com os ogros, as arakkoas existem por volta de muito mais tempo do que você pensa. Na borda da Lâmina, o pequeno povoado de Ogri’la foi criada especificamente para estudar as relíquias de uma antiga seita, agora extinta chamada Apexis. Por quê? Porque estas relíquias de cristal emitem uma energia estranha que permite a clareza da mente. É por isso que os ogros de Ogri’la são tão bem falados – é os cristais apexis. Isso é também porque todo mundo parece estar interessado em obter os cristais, porque eles detêm grande poder.
Então aqui nós temos uma evidência direta de que as arakkoas não são as unicas existentes a um longo período de tempo em Draenor, mas eles tinham uma sociedade iluminada que utilizou cristais de clareza e quem sabe mais o quê. De certa forma, por incrível que pareça, ele vêem nos draeneis o uso de cristais para várias tarefas mecânicas. O Apexis eram aparentemente uma civilização altamente avançada … mas em algum momento, eles simplesmente desapareceram, e tudo o que foi feito para extingui los ainda não foi descoberto.
A corrida em si é dividida em um grande número de assentamentos espalhados por todo Outland. Mas mesmo esses assentamentos fragmentados, povoadas como poderiam ser, não eram representativas das arakkoas como um todo. As informações apresentadas com Warlords indica que a casa real das arakkoas foi o Spires de Arak, uma região que nós vamos começar a explorar na próxima expansão.
Divindades
Em algum lugar durante a evolução da civilização arakkoas, vários grupos começaram a se dividir entre si. Os assentamentos atualmente espalhadas ao redor de Outland não são unidos em um propósito – na verdade, existem tantas finalidades diferentes que é extremamente difícil de classificar exatamente quando as arakkoas estavam unidas, se eles eram de fato unidas em tudo. Muitos dos arakkoas restante no Outland seguia uma divindade chamada Terokk – que, na verdade, não é realmente provável que seja uma divindade em tudo. De acordo com as poucas notas que temos em relação ao histórico arakkoas, ele era simplesmente um herói desde os tempos antigos, um defensor que pode ter em algum momento subido em uma espécie de divindade, mas não há nenhuma prova real dessa teoria.
Terokk era um herói que construiu Skettis, a capital arakkoa, com suas próprias garras, subindo na hierarquia e se tornando o maior campeão e defensor que as arakkoas tinha. Embora existam Skettis que ainda e adoraram Terokk, ou a memória de Terokk, há murmúrios que ele tem, de fato tornado-se uma criatura maligna – totalmente inesperado, para muitos que sabiam da história de Terokk. Nos dias antigos, o arakkoas adoravam um deus chamado Rukhmar – uma divindade real, uma que ainda Terokk reverenciado. Em algum momento durante a ascensão de Terokk para a grandeza, as arakkoas passou de Rukhmar, para focar em um novo mestre – aquele que prometeu o poder incalculável a as arakkoas e status no cosmos. Ao observar tantos outros de sua espécie começando a seguir este novo mestre escuro, Terokk se afastou de seu povo e desapareceu. Alguns alegaram, após esses eventos, que Terokk foi realmente Rukhmar na carne, ou talvez Rukhmar renascido.
Nas ruínas destroçadas de Auchindoun, um grupo de arakkoas ainda alegremente continuava a servir e seguir o caminho desse estranho mestre escuro. Estas arakkoas são conhecidos como o Sethekk, liderada pelo Rei Talon Ikiss. Ikiss foi primeiro um líder carismático de acordo com alguns, mas ele desceu para a loucura em algum momento e no Burning Crusade, proclamou que ele era de fato Terokk renascido. E há outros que procuram o mestre escuro que Ikiss e sua laia reverenciava, outros que são apenas espíritos por agora, trabalhando para chamar esse mestre escuro para Outland em Shadowmoon Valley – um Deus Antigo, curiosamente sem nome.
Velada
Além do Skettis e o Sethekk é Anzu. Quase nada se sabe sobre Anzu, que não seja o seu estatuto como um “deus corvo.” Nem mesmo o naaru, onipotente como podem parecer, pode ver exatamente o que Anzu é, de onde veio, ou o que seus planos são realmente. Druidas em Outland pesquisou sobre Anzu, e descobriu que ele é o deus de um culto das arakkoas, e de alguma forma ligada ao Emerald Dream, e o Emerald Pesadelo também. As arakkoas têm uma profecia em torno do deus corvo:
Desde a noite mais escura deve subir novamente o corvo, deve tomar o vôo nas sombras, deve revelar a natureza de sua espécie. Prepare-se para a sua vinda, os fiéis devem ser elevados para tomar o vôo com o corvo, o resto será esquecido para caminhar sobre a terra, tendo suas asas cortada e vergonha. Suas mentes de aço guardará os vossos pensamentos. As asas escuras vai consumir as mentes dos fracos, um bando de escravos cujos pés nunca pode sair do chão. O sangue velho fluirá mais uma vez com a vinda do corvo, o retorno das trevas nos céus. Noite Scarlet, e com o aumento da idade. O corvo foi atingido uma vez por voar muito alto, sem o devido preparo. As eras terão preparado o Watcher escuro para sua ascensão, para desenhar a capa escura no horizonte. – Profecia do Deus Corvo
O que é fascinante sobre Anzu é que ele supostamente tem laços em Emerald Pesadelo, que foi revelado para ser a influência do velho deus N’zoth na BlizzCon 2010. Anzu atualmente reside nas ruínas de Auchindoun, onde o Sethekk adora seu falso rei – em busca de seu mestre, o Deus Antigo ainda sem nome. Em várias missões na vizinhança de Auchindoun, é revelado que a destruição de Auchindoun deveu-se à convocação de Murmur – que foi saudado pelo Sethekk como um sinal de que seu mestre tinha finalmente chegado em Draenor, como prometido.
Os céus de Draenor
Isso faz com que o arakkoas seja realmente interessantes. Existem camadas sobre camadas, contos sobre contos de deuses, enganos, adoração cega, e um intrincado sistema de castas. Quanto mais baixo no ranking entre os arakkoas eles eram rotineiramente sacrificados, e aqueles que voaram pelos céus de Draenor estão muito longe, em Outland. Nenhum permaneceu, apenas uma vaga indicação de um quadriculada passado com más decisões, possivelmente, até mesmo a corrupção. E de todas as raças de Draenor, as arakkoas são os únicos a ter reconhecido ou descoberto a existência dos Deuses Antigos – ou, pelo menos, um Deus Antigo.
Que faz pensar exatamente o que é que vamos ver a partir das arakkoas em Warlords of Draenor. Vamos ver a casta superior, as arakkoas que podem voar – e vamos ver o que sua terra natal, o Spires de Arak, parecia antes de cair. No material de divulgação, está implícito que essas arakkoas adoram o “sol abençoado” – e que aponta para uma luta potencial no horizonte também. Arakkoas resgatadas em Outland abraçaram a Luz … possivelmente porque, em um ponto no tempo ou de outra, eles foram um dos arakkoas que dispararam.
Mas embora o nosso conhecimento sobre a história das arakkoas está fragmentada na melhor das hipóteses, há uma imagem de potencial que pode ser tirada a partir do que sabemos. Um vôo de arakkoas, prestando homenagem ao sol abençoado, queimando as raças inferiores vivas. E, talvez, em algum lugar em Draenor, outra seita de arakkoas que também deseja voar. A casta inferior de arakkoas, tranquilamente dedicado a tomar aos céus por conta própria, protegida nas asas do corvo, o Watcher Escuro – o prenúncio de uma noite interminável. Nós vamos ter que esperar e ver se os mistérios das arakkoas seram revelados … mas o potencial está lá para uma história muito mais ampla do que as lutas dos orcs e draenei, uma história que tem sido lentamente jogando fora por muito mais tempo do que os exilados de Argus ter orientado as planícies de Draenor.