Lady Vashj (pronuncia-se algo entre Vash e Vosh) nasceu a mais de 10 mil anos atrás na cidade de Zin-Azshari, capital dos Night elfs. Hoje, Vashj é o boss final de Serpentshrine Cavern em Coilfang Reservoir.
As habilidades de Vashj tendem mais ao combate do que à mágica, mas ela ainda é uma feiticeira formidável. Ela é perigosa com seu arco mágico (Sylvanas Windrunner é a única arqueira melhor que ela). Seu longo arco, Frostfathom, foi criado pelo Moonguard e encantado pela Rainha Azshara. Lady Vashj segue os poderes elementais do vento e da água quando está em combate. Uma comitiva de nagas guarda-costas sempre a acompanham.
Guerra dos Anciões
Vashj foi uma Highborne (Quel’dorei) e foi subindo ao longo dos ranks a ponto de virar uma das pessoas favoritas da Rainha Azshara. Vashj era fanaticamente leal à Azshara e se enfureceu quando a rainha ofereceu à Tyrande Whisperwind seu reinado. Vashj tentou matar Tyrande em várias situações, mas sempre foi interrompida por Elune.
Note que Vashj nunca encontrou Tyrande na Terceira Guerra. Lady Serpentra e Serena Scarscale lutaram nas batalhas em Broken Isles e as forças que derrotaram Vashj em Dalaran foram lideradas por Malfurion.
Warcraft III: The Frozen Throne (O Trono Congelado)
Quando a rainha Azshara finalmente decidiu reconhecer a existência das nagas, ela enviou Vashj para estabelecer contato com as nagas da superfície. Nessa viagem Vashj encontrou o demônio amaldiçoado Illidan e eles fizeram um pacto para se ajudarem na luta contra seus inimigos: os elfos da noite.
Vashj e seu povo uniram-se rapidamente a ele, e o primeiro ato de lealdade foi ajudar Illidan a escapar de Kalimdor, e levar ele para as Broken Isles e à Tumba de Sargeras.
Mas uma elfa da noite conhecida como Maiev, foi rápida em segui-los. Vashj mandou seu grupo e batalhou contra os grupos de elfos durante sua ida para a Tumba, onde Illidan e Vashj então se separaram no meio de antigos corredores.
Quando Maiev enfrentou Vashj, a Feiticeira do Mar disse à Maiev que sua justiça não tinha lugar ali, e quando a Elfa disse que ela poderia saber qualquer coisa nos Elfos da Noite, Vashj respondeu dizendo à ela a origem das nagas. Então saiu e foi se juntar às forças de Illidan na Eye Chamber (Câmara do Olho).
Illidan usou o Olho de Sargeras para destruir a Tumba e escapar. Vashj levou a maior parte das nagas de Lordaeron para fazer suas preparações para a próxima fase de seu plano, enquanto Illidan e alguns servos continuaram para trás lutando com Maiev.
Depois de uma cuidadosa observação, Vashj viu que Kael’thas, príncipe da arruinada Quel’Thalas, era o recruta perfeito para as novas ordens de Illidan. E quando uma grande força de Maiev entrou em Outland, Vashj sabia que eles precisariam de reforços. Kael estava sobre a mira opressiva de um general Humano racista conhecido como Garithos, que enviou Kael e seu povo em missões que mantinham os elfos longe da linha de frente.
O primeiro encontro de Kael com Vashj foi quando a nave de Kael quebrou. Ela se aproximou e ofereceu a ele ajuda. Kael hesitou, já que havia lutado contra as nagas ao lado de Maiev em Dalaran, mas Vashj insistiu e Kael aceitou.
Vashj viu a raiva de Garithos contra o trato dela com Kael. Garithos então enviou Kael e suas forças élficas contra as forças invasoras de Undeads. Kael conseguiu vencer a batalha, mas Garithos enviou denovo Kael, suas armas de cerco e sua cavalaria para a linha de frente, deixando Kael contra uma enorme força de resistência.
Vashj sentiu que era hora de intervir, e então ofereceu ajuda às tropas de Kael usando sua própria tropa. Kael hesitou novamente, mas Vashj insistiu que era melhor sobreviver do que ficar obedecendo a ordens de um tirano. Juntos eles derrotaram as forças dos undeads e retomaram suas bases. Quando Garithos se aproximou, Kael pediu para Vashj se afastar, dizendo que não podia se assegurar de sua segurança. Ela saiu, mas assistiu à Kael e seu povo sendo aprisionados por supostamente trair a Aliança lutando ao lado das nagas.
Vashj se infiltrou nas Cavernas de Dalaran através do sistema de esgoto e encontrou Kael, matou os guardas e libertou-o. Vashj disse à Kael que era possível escapar através do restante do portal que Kel’Thuzad criou para sumonar o Archimonde. Ela ajudou Kael escapar da prisão e destruiu as forças de Kassan, roubando itens valiosos dos armazéns mágicos, e liberou seu povo de sua prisão.
No entanto, quando chegou às ruas, Garithos tentou destruir o portal com suas forças. Vashj, Kael e alguns elfos do sangue engenheiros correram para construir estruturas defensivas para parar eles antes que eles chegassem ao portal. Depois de uma perigosa batalha, eles saíram vitoriosos e fugiram através do portal para Outland.
Quando eles chegaram através do portal na terra destruída de Outland, Vashj explicou que ali era a casa dos orcs, mas um cataclisma partiu o planeta transformando ele no que é hoje, e que Illidan estava em algum lugar esperando por eles.
Vashj e Kael passaram dias procurando, até que Vashj captou um cheiro familiar no ar. Illidan foi capturado por Maiev e foi levado para a base dela em um vagão de cadeia mágica. Vashj e Kael lutaram contra Maiev, e finalmente tomaram o vagão e levaram de volta para sua base, onde Illidan foi libertado.
Illidan agradeceu à Vashj por sua lealdade, mas Vashj deu os créditos para Kael. Illidan então disse para ele de seu plano para reger Outland tirando o poder do regente da época, Magtheridon.
E então Vashj e Kael defenderam Illidan, enquanto ele chegava cada vez mais perto dos portais dimensionais que traziam reforços para Magtheridon. Quando chegou perto o suficiente, os exércitos de Illidan marcharam para o Black Temple (Templo Negro).
Vashj e suas nagas infiltraram os canais de água e atacaram Black Temple de uma entrada lateral, assim que Akama e seus Corrompidos destruíram as defesas robóticas. Vashj foi a responsável por matar a Mistress of Torment (Senhora dos Tormentos) com ajuda de algumas nagas e dragões. Em uma batalha titânica, eles enfrentaram Magtheridon e o derrotaram.
Mas Kil’jaeden apareceu, intimidando Illidan por tentar traí-lo. Ele então comandou que eles achassem a Frozen Throne (Trono Congelado) e destruíssem a torre e seu criador.
Vashj, Kael e Illidan voltaram para Azeroth e foram até Northrend, onde encontraram e tiveram que enfrentar o lorde general Anub’arak.
Finalmente, eles chegaram ao Trono, e as forças batalharam uma contra a outra. Mas, no final, Arthas abriu as portas da Câmara do Trono. Illidan estava ali para encontrar ele, e os dois batalharam na porta de Icecrown, onde Arthas derrotou Illidan.
World of Warcraft: The Burning Crusade
Até hoje, Vashj ainda serve Illidan nas terras de Outland. Mas seu coração e sua lealdade ainda permaneçam com sua Rainha e sua raça, ainda assim Vashj gosta de trabalhar com Illidan e espalham terror e discórida onde podem.
Sobre o comando de Vashj, recentemente as nagas escravizaram tribos de Brokens, em uma tentativa de aumentar a força de trabalho das nagas e adiantar seus planos em Outland. Quase todas as tribos Wastewalker foram capturadas e colocadas para trabalhar na drenagem da água de Zangarmarsh. Para comandar os engenheiros que mantém e operam essas maquinarias, Vashj contratou o renomado Mekgineer Steamrigger, um gnomo bem dotado cuja doença afetou sua sanidade.
Vashj monitora cuidadosamente as operações em Coilfang de seu bastião de poder dentro de Serpentshrine Cavern, ela prefere estar aqui do que dentro das paredes geladas de Black Temple. Daqui Vashj consegue ficar de olho em seus subordinados e pode supervisionar pessoalmente a drenagem de Zangarmarsh.
Dez mil anos atrás, durante o Sundering (Evento que partiu Azeroth no meio), Illidan pegou 7 frascos com a água da Well of Eternity (Fonte da Eternidade) para criar uma nova fonte no topo do Monte Hyjal. Illidan usou três para criar a nova Fonte, mas até bem recentemente não se sabia o que tinha acontecido com os outros quatro frascos. Descobriu-se que Vashj e Kael receberam um frasco da fonte cada.
Atrás desses frascos, aventureiros invadiram Serpentshrine Cavern e assassinaram Vashj, frustrando todos os planos dela de drenar a água de Outland. Mesmo em seus últimos momentos de vida, Vashj não se esqueceu de seu parceiro Illidan, e suas últimas falas faziam referência á ele.