Ao longo de 5 semanas o Portal WoW irá contar a história dos Grandes Aspectos do mundo de Azeroth. Cada aspecto é líder de um Dragonflight. Eles foram criados pelos titãs, cada um com um poder específico, para liderar os Dragonflights e observar e cuidar da evolução de Azeroth.
Cinco são os aspectos, Alexstrasza – Rainha da Vida, Ysera – Senhora dos Sonhos, Nozdormu – Mestre do Tempo, Neltharion – o Guardião da Terra, e finalmente Malygos – Senhor das Magias.
Malygos é o Aspecto do Dragonflight Azul e uma das criaturas vivas mais antigas de Azeroth, e um dos poucos que ainda vivem desde os tempos em que os Titãs partiram. Norgannon, o Titã mestre das magias e historiador, deu a Malygos uma porção de seu vasto poder. Desde então, Malygos seria conhecido como o Artesão das Magias, o guardião das mágicas secretas.
Característica
Malygos é um leviatã com asas pequenas, seu corpo é coberto com escamas do mais puro cristal azul. Seu corpo brilha
Malygos em sua forma humanóide com cores que mudam constantemente de azul para prata. Teoricamente, já que ele e seu filho se especializaram em mágicas, seus poderes excedem os de outros dragonflights, já que a mágica é o elemento que eles regem.
Dizem que Malygos criou várias magias, mas tudo não passa de lenda. Ele possuiu um controle excepcional com a mágica, comparado até a um semi-deus, mas ele não tem poder para ficar criando magias. Como todo bom mágico, seu corpo é frágil quando comparado com outros dragonflights, mas isso ele supera com suas magias.
Assim como outros de sua espécia, Malygos é solitário e evita contato com outros. Ele gasta seus dias estudando magias e melhorando suas habilidades, além de estudar os vários planos e universos. Seus poucos filhos viajam pelo mundo procurando por artefatos e fontes de poder.
Malygos não sai procurando combates, porém seu dragonflight é constantemente caçado por dragões pretos. Ele prefere se proteger, e proteger seu lar, com ilusões e miragens. Aqueles que descobrem seu lar são encorajados a saírem de várias formas; Malygos só toma uma ação direta como último recurso.
Apesar de dragões não conseguirem sorrir, Malygos aparenta estar sempre risonho. Muitos dizem que ele têm senso de humor e uma personalidade curiosa, e adora usar mágica e ilusão para entrenter pessoas.
História
Durante a Guerra dos Anciões, quando a Rainha Azshara e suas Highborne abriram um portal na Well of Eternity, o que permitiu que a Burning Legion entrassem no mundo de Azeroth, os Grandes Aspectos se reuniram no lar de Alexstrasza para discutir a invasão e até que ponto eles deveriam intervir na defesa do mundo. Neltharion propôs que eles dessem um fim na invasão dos demônios, criando uma arma que erradicasse com os exércitos dos demônios.
Neltharion convenceu Malygos a lhe ajudar a convencer os outros Aspectos a dar uma parte de seus poderes para criar a arma, a chamada Dragon Soul (Alma do Dragão). Esse artefato era um simples disco dourado criado por Neltharion, para ser usado contra os demônios. Todos os grandes Aspectos e seus dragonflights contribuíram um pouco dando poder ao Dragon Soul, com exceção de Neltharion. Através do disco, Neltharion conseguiu magicamente ter o controle de todos os outros dragões, incluindo os Grandes Aspectos.
Durante uma das batalhas finais, os Grandes Aspectos chamaram todos seus dragonflights juntos e voaram em direção à batalha onde os Anciões já haviam caído, e somente os elfos da noite estavam segurando os Demônios. Com facilidade, um enlouquecido Neltharion, agora conhecido como Deathwing, destruíu demônios e elfos usando o Dragon Soul – agora conhecida como Demon Soul (Alma do Demônio) – contra eles. Com um simples comando, eles foram cercado pela mágica do Demon Soul e foram pulverizados. Malygos também foi terrivelmente afetado, tanto fisica quanto mentalmente, mas não sofreu o mesmo fim de seu dragonflight.
Korialstrasz, também conhecido como Krasus, ajudou a suprir essa perda, indo até o lar de Malygos, pegando ovos que ainda tinham vida e guardando eles em algum lugar desconhecido. No fim da guerra, ele deu esses ovos para Nozdormu. Se não fosse por isso, seu dragonflight teria sido aniquilado.
Foi então que Malygos começou a perder sua consciência. Ele começou a se sentir muito culpado com o que a mágica tinha feito no mundo. Foi nessa época que ele foi para Northrend e se escondeu por milênios. Seu sentimento de remorso lhe paralizou. Durante os dez mil anos após a Guerra dos Anciões, ele raramente foi visto pelos outros Aspectos. Seu corpo era uma mera caricatura de sua verdadeira forma, um corpo magro, quase só ossos, cercado por gelo.
Após a Segunda Guerra, Alexstrasza foi raptada pelos orcs Dragonmaw e levada para Grim Batol. Seu jovem marido, Krasus, disfarçado de elfo, visitou Malygos para lhe pedir ajuda na tentativa de libertar Alexstrasza. Mesmo rejeitando inicialmente, Krasus convenceu Malygos a lhe ajudar, revelando que Deathwing ainda estava vivo e foi ele quem indiretamente levou os orcs Dragonmaw a encontrarem o Demon Soul. Krasus finalmente disse que Alexstrasza poderia usar seus poderes para dar vida a um novo dragonflight para Malygos. Vendo uma oportunidade de vingar a morte de seu dragonflight, além de ver sua ressurreição, e compensar seus feitos, Malygos aceitou a voltar para o mundo e enfrentar Deathwing.
Depois que Deathwing foi derrotado e o Demon Soul destruído, Malygos pareceu ter retomado a vitalidade de seu antigo eu. Rhonin, o mago, destruíu o artefato usando uma escama de Deathwing com uma magia. Toda a magia e poder do Demon Soul foi transferido de volta para os Grandes Aspectos, retornando todo o poder novamente para eles. Apesar da população esparsa, a irmandade azul voltou a crescer lentamente, dando esperanças à Malygos.
Tanto confusão com a mágica, fez com que o aspecto azul quisesse proibir as raças menores de usar mágica, e com isso eles ficaram hostis a todos os usuários de mágica, particularmente com o pessoal do Kirin Tor de Dalaran. Dalaran acabou se mudando para Northrend, e como todos sabem, Dalaran é a cidade dos mágicos.

Pouco depois, Tyrygosa levou os Nether Dragons para Northrend. A exposição à sua fisiologica ajudou a curar Malygos e a sanidade do Aspecto Azul retornou para ele. Malygos, com olhos limpos, percebeu a quantidade de mortais que estavam usando magias por toda Azeroth. Isso lhe subiu à cabeça, preocupado que o uso da magia por essas raças menores acabassem trazendo a Burning Legion novamente para Azeroth.
Malygos declarou guerra contra todos os usuários de magias. Dalaran acabou mudando para Northrend para combater o Dragonflight Azul. O pessoal de Dalaran acabou recebendo suporte do red Dragonflight para isso – Alexstrasza concordou que Malygos estava passando dos limites, tentando causar um genocídio no mundo de Azeroth, e convenceu os demais Dragonflights a ajudarem ela a impedir Malygos. Dalaran se tornou a capital na guerra contra o Lich King, e também na luta de Kirin Tor contra Malygos.
Com a ajuda do Dragonflight Vermelho, heróis de Kirin Tor puderam chegar até Coldarra, a ilha que é lar de Malygos. Ali os jogadores se unem a Keristrasza que teve a idéia de criar uma armadilha para a esposa de Malygos, Saragosa. Com sucesso, Keristrasza queima o corpo de Saragosa, o que irrita profundamente Malygos. Ele então usa sua mágica para congelar Keristrasza e tomar controle de sua mente, e força ela a ser sua nova esposa.
Para conseguir entrar no lar de Malygos, os heróis de Kirin Tor precisaram pegar a chave com um dos mais poderosos tenentes de Malygos, Sapphiron. Agora com acesso à seu lar, os heróis conseguem então, em uma batalha completamente diferente, e somente com a ajuda dos outros Dragonflight, derrotar o Guardião das Mágicas.