Já tendo sido uma grande cidade dos Altaneiros (Classe Alta da antiga sociedade élfica) que hospedava os mais reverenciados elfos da noite de Kalimdor, Vashj’ir foi inundada pelo Grande Oceano durante a Cisão (evento que separou os continentes de Azeroth) e pensava-se que estava perdida para sempre.
A Rainha Azshara, uma antiga líder dos elfos da noite, escapou da morte nas profundezas do mar quando a Nascente da Eternidade foi explodida. Mas tal salvação veio com um grande custo, a rainha e muitos de seus seguidores Altaneiros foram transformados para sempre nas monstruosas nagas, amaldiçoadas a vagar pelos mares por milhares de anos.
Sua existência ainda é um mistério para os povos da Azeroth Moderna, apesar da Harmonia Telúrica descobrir através do lamento dos elementais que atravessavam por Azeroth através do abismo, que as nagas de Azshara estavam se apoderando de Vashj’ir com algum objetivo desconhecido.
Vashj’ir é uma zona de level 78 a 82 no World of Warcraft: Cataclysm, onde os jogadores serão chamados para explorar as profundezas do Grande Oceano e pararem as nagas de tomarem um poder imensurável do mundo de Neptulon, o Caçamaré. Essa enorme área subaquática irá ter uma luta sem precedentes pela sobrevivência contra as nagas que estão dominando a área, muitas novas missões – incluindo navios e submarinos da Aliança e da Horda – novo modo de combate e viagem subaquáticos, várias novas cavernas submersas livres de água, duas novas masmorras de cinco-jogadores: Trono das Marés e Oceano Abissal e a primeiríssima oportunidade de explorar o que restou da majestosa cidade de Vashj’ir!
Preciso de sua ajuda. O tempo é curto. Estou sendo mantido preso no que eu espero ser só um pesadelo.
Estava curtindo o ar do oceano há alguns dias atrás. Estávamos determinados a controlar as rotas de comércio através de uma vitória em alto mar contra a Horda. A fragata deles chegou ao nosso alcance. Nosso mundo virou um ensurdecedor som de batalha, cheiro de pólvora e sentimento de medo. Olhando para trás agora, no entanto, aquilo não era medo de verdade.
Não estávamos sozinhos naquelas águas. Nossa campanha naval atraiu a atenção e nos deixou como presas. Com nosso navio já quebrado no meio e enchendo de água, vimos uma tremenda criatura sair das profundezas e quebrar o casco, nos afundando até o chão do mar. Tudo isso aconteceu muito rápido. Fui rápido em nada para fora, esperando me reagrupar com qualquer sobrevivente. que eu pudesse encontrar naquele denso jardim de algas, arfando constantemente por uma chance de respirar. Foi quando o ataque começou. De todas as direções apareciam as brutais nagas que capturaram a maioria de nós. Pego quase morrendo, eu acordei em agonia, preso em correntes.
E eu ainda estou aqui sentando. Só posso descrever nossa prisão como muito grande e como algo muito vivo. Estamos nas mãos das nagas agora. Marujos sobreviventes que estavam em melhores condições do que eu, foram levados para o trabalho escravo.
Um escapou. Thomas. Eles não conseguiu se afastar muito antes que eu visse ele sendo trago de volta. Antes de ser forçado a trabalhar, ele falou em pânico sobre alguma grande concha protegendo essa prisão viva, várias ruínas dos elfos da noite à distância, estranhas nagas no caminho fazendo rituais e um Vrykul do mar batalhando contra nossos capturadores. Ele não fazia muito sentido. Poderia estar louco. Ou eu poderia estar louco em pensar que um vrykul estava lutando para nos libertar.
Patrulheiros da prisão de novo. Mande essa carta para Ventobravo. A Cidade Submersa está longe da extinção. Nagas fazendo algo horrível. Por favor, mande ajuda!