O Grão-Lorde Bolvar Fordragon foi um venerado guerreiro da Aliança e serviu como Regente de Ventobravo, em consequência do desaparecimento do Rei Varian Wrynn. Ao retornar este ao trono, Bolvar foi nomeado Comandante das Forças da Aliança e enviado para lutar contra a Praga em Northrend.
Após a traição do Boticário Putress, na Batalha no Portão da Ira (Wrathgate), acreditava-se que Fordragon havia sido assassinado. Surpreendentemente Fordragon sobreviveu, porém seu corpo foi alterado pelas chamas dos dragões e levado para a Cidadela da Coroa de Gelo, onde foi torturado pelo Lich King, em uma tentativa de controlá-lo. No entanto, o nobre espírito de Fordragon resistiu as ameaças do Lich King.
Biografia
Bolvar Fordragon era um servo fiel do Reino de Ventobravo, e os soldados do reino viam Bolvar como um bom líder militar e político, que tinha excelentes relações com as outras raças da Aliança. Fordragon fez todo o possível para cuidar dos interesses de Ventobravo, que estavam prestes a cair sob o atrativo encanto de Lady Prestor Katrana, como muitos outros interesses no mesmo reino. Quando Varian Wrynn desapareceu, Bolvar foi um dos poucos que sentia e acreditava que ele iria retornar possivelmente vivo.
Uma das justificativas que fez com que Bolvar mantivesse a maior parte do Exército do Reino de Ventobravo concentrado em seus territórios, era pela preocupação infundada de Lady Prestor Katrana de que o próximo objetivo dos sequestradores do Rei Varian, era capturar o filho deste, o jovem Príncipe Alduin Wrynn.
Wrath of the Lich King
Após o retorno do Rei Varian Wrynn, Fordragon liderou a Guarda de Ventobravo contra a Scourge, e mais tarde, levou o cerco da Aliança em Northrend. Em uma jogada ousada, o seu exército sitiou a entrada para a Cidadela da Morte do Lich King, sendo ajudado pelo líder Kor’kron, Dranosh Saurfang. Dranosh enfrentou o Lich King em uma luta, porém, padeceu para a espada Frostmourne.
Logo após, uma explosão interrompeu o confronto entre Arthas e Bolvar. esta veio de um ataque surpresa do Boticário Putress contra todos que se encontravam no campo de batalha naquele momento. Um grande número de catapultas começaram a atirar barris de gás, onde vários soldados da Aliança e da Horda morreram.
Batalha no Portão da Fúria (Wrathgate)
A “morte” de Bolvar provocou a ira do Rei Varian Wrynn, que culpou a Horda pelos ataques causados pelos Boticários, que foram supostamente sob o comando de Sylvanas. Varian enviou Jaina em Orgrimmar para uma explicação de Thrall sobre os ataques. Thrall explicou que a Horda não tinha nenhuma relação com a traição do Boticário Putress, como também disse que Putress traiu os próprios renegados e tomou para sí a Cidade Baixa. Muito irritado, Varian levou as forças da Aliança para a cidade (Cidade Baixa), a fim de levar justiça a Putress, pela traição.
Morte do Lich King
Bolvar não estava morto, mas havia sido capturado pela Scourge e torturado por Arthas. Ao contrário de Dranosh Saurfang que sucumbiu e foi transformado em um Cavaleiro da Morte, Bolvar resistiu a qualquer tentativa de corromper seu corpo. Após a morte do Lich King, na Cidadela da Coroa de Gelo, o destino de Bolvar Fordragon é descoberto.
The Fall of the Lich King
Sendo o seu último ato de serviço por Azeroth, Bolvar agora é o Carcereiro dos Malditos e controla a Scourge, como o novo Lich King.