Edwin VanCleef atualmente é um boss humano elite encontrado em Deadmines. Ele é um dos maiores engenheiros da história humana, e o inquestionável líder da Irmandade Defias, além de ser um dos criminosos mais ameaçadores ao reino de Stormwind.
Anos iniciais
Edwin VanCleef já foi um ladrãozinho de casas em Stormwind, especialista em derrubar defesas mecânicas. Mas quando a Horda destruíu a cidade, ele foi chamado por suas habilidades que ele havia aprendido ainda quando criança, ao lado de seu pai, um mestre na construção, e foi um dos primeiros a oferecer seus talentos para reconstruir a cidade de Stormwind.
Reconstrução de Stormwind
Um mestre na arte de arquitetura, VanCleef foi a pessoa responsável pelo desenho de muitas das estruturas de Stormwind, como por exemplo a Catedral de Stormwind, que mais tarde seria o centro da fé da Holy Light e da ordem dos paladinos.
A reconstrução de Stormwind foi uma tarefa difícil, mas com um gênio como VanCleef na liderança das operações, o projeto foi completado tranquilamente e em tempo recorde.
No entanto, os líderes da cidade – num movimento influenciado pela corrupta Nobreza de Stormwind – recusaram-se a pagar o grupo de operários pelo seu trabalho, dando a desculpa do enorme rombo na economia da Aliança causada pelas batalhas com a Horda. Os melhores entre os arquitetos, e isso incluia VanCleef, receberam uma oferta de trabalhar para o governo, se ficassem quietos.
Mas Edwin VanCleef não iria trais seus homens, ele cuspiu no chão e saiu do salão corrupto dos nobres de Stormwind, prometendo receber da cidade de um jeito ou de outro. Algum tempo depois, o grupo de operários, liderados por VanCleef, fizeram um motim em Stormwind, onde várias pessoas morreram. VanCleef e vários outros arquitetos foram expulsos da cidade.
VanCleef pegou esse grupo e se reuniu no lado de fora da cidade, fundando a Irmanda Defias. Em breve, mais e mais trabalhadores seriam expulsos da cidade e entrariam para o grupo de VanCleef, onde virariam bandidos.
O inicio da irmandade
Após ensinar a seus companheiros a habilidade que ele aprendeu dos ladinos da cidade, ele ajudou eles a adaptar os golpes para as florestas onde se especializaram em emboscar viajantes. Quando a Guarda de Stormwind começou a responder, VanCleef e seus irmãos melhoraram as habilidade de seus renegados com dispositivos mecânicos e armas.
Logo VanCleef desenvolveria táticas mais sábias: Comerciantes que traziam mercadorias para Stormwind eram roubados, fazendeiros que davam a comida de Stormwind eram arrasados, ou infestados com golens de colheira. Enquanto VanCleef ia estrangulando Stormwind, pedra por pedra, ele usava o dinheiro que roubava para pagar por bandos de mercenários. Alguns de seus homens foram capturados, mas VanCleef foi mais sábio e usou isso como vantagem; dentro de Stockade(Paliçada) de Stormwind, seus homens uniram as forças para entrar em uma rebelião. Stormwind e seus leais cidadões se viram no meio de uma guerra inesperada, e graças à sinistra maquinações de outros, o lamento da cidade não puderam ser ouvidos.
Após isso VanCleef procurou por um local seguro, que levou ele às Dead Mines (Minas Mortas) em Westfall. Quando seu laboratório foi creiado, ele entrou nas minas. A irmandade contratou bandidos e capturou goblins de Westfall sob o comando de Edwin. Mercenários, bandidos, criminosos, soldados, fora-da-lei e rebeldes também se juntaram à irmandade, e orgulhoso com seu sucesso, VanCleef batizou sua gangue de Defias Brotherhood (A Irmanda Defias). E assim foi criada a Irmanda Defias, fundando como um instrumento de vingança.
Após a terceira guerra
Após uma tentativa frustrada de tomar Elwynn Forest, ele passou mais de duas décadas dentro de Deadmines sem dar sinal de vida, e mesmo assim ele sabia de cada detalhe que acontencia naquela parte central de Azeroth, principalmente nas áreas que a Irmandade estava envolvida. Rumores dizem que nos últimos anos ele ficou muito confiante em meios tecnológicos para destruir Stormwind.
Nos fundos das famosas Deadmines de Westfall, localizada em baixo da antiga cidade da Aliança de Moonbrook, VanCleef controlou a reconstrução de uma enorme máquina de guerra, um Juggernaut Ogro da Primeira Guerra.
De dentro do navio localizado no fundo de Deadmines, VanCleef aguarda o momento em que poderá soltar sua fúria. Acreditando que sua causa era de absoluta integridade, ele preparou seu navio para sair do seu esconderijo. Antes que isso o pudesse levar a qualquer lugar, alguns agentes da Aliança, descobriram onde era a sede da irmandade, invadiram Deadmines e assaltaram o navio de VanCleef. Em uma espantosa batalha sobre o navio, as forças da Aliança mataram VanCleef, acabando assim com uma grande ameaça a Stormwind. Ainda assim, eles partiam sabendo que nem todos os assuntos relacionados à irmandade tinham sido resolvidos, entre elas, a questão da Nobreza Corrupta da cidade humana. Acontecimentos subsequentes provaram que mesmo com a morte de VanCleef, os planos da Defias Brotherhood estavam longe de ter terminado.
A morte de VanCleef foi informada ao Rei Varian, que contou à Jaina Proudmoore e ambos pensaram que os Defias haviam sido derrotados. Mas logo Jaina descobriu que os Defias ainda estavam na ativa, inclusive em Dustwallow Marsh.