Estamos em um lugar paradoxal quando pensamos nos Proudmoore. Estas são pessoas que têm um profundo efeito sobre os povos de Azeroth. Nós ouvimos falar deles, mas quem são eles? O almirante Proudmoore é um nome familiar, mas acabamos de aprender a Katherine Proudmoore. O que realmente sabemos sobre o falecido marido e filho dela? Qual é o relacionamento dela com a filha famosa dela? Como era o relacionamento de Jaina com o pai dela, Daelin, ou com o falecido irmão Derek? Como Katherine Proudmoore moldou sua família?
Bem, podemos descobrir mais em Battle for Azeroth, já que estamos indo para Kul Tiras . Então, enquanto isso, vamos ver o que sabemos e especular sobre o que descobriremos.
Lorde almirante Daelin Proudmore
Daelin Proudmoore era o chefe de Kul Tiras quando a Segunda Guerra começou. Ele teve uma amizade ao longo da vida com Anduin Lothar, apesar dos dois homens que vivem em nações diferentes em um significativo afastamento um do outro. Kul Tiras foi governado não por um rei, mas por um lorde almirante. Não está claro se a posição era hereditária ou não. Na BlizzCon, aprendemos que Kul Tiras tem quatro casas nobres que competem pelo controle sobre as várias ilhas que formam a nação. Mas se os Proudmoore sempre foram associados ao título de Lorde Almirante, ou se é um que você pode ser eleito ou nomeado para permanecer isso não foi confirmado. Não está claro como Daelin adquiriu, mas ele estava claramente confortável e capaz com o papel.
A vida conhecida de Daelin está enraizada na Segunda e Terceira Guerra. Ele aceitou o fardo de se tornar o Grande Almirante da Aliança, mesmo que isso significasse que a marinha de Kul Tiras se tornaria de fato a Marinha da Aliança. Ele viu seu próprio filho Derek morrer durante aquela guerra. E desde o momento em que a Aliança foi formada até a destruição da frota da Horda de Crestfall, Daelin liderou as forças navais da Humanidade como um todo.
Daelin também esteve envolvido nos assuntos da Aliança após a Segunda Guerra. Ele foi um dos jurados que tirou Tirion Fordring de seu status de Paladino da Mão de Prata. Daelin também estava presente quando Arthas Menethil se tornou membro da mesma ordem. Na verdade, ele era um dos grandes apoiadores de Terenas, até mesmo discutindo com Genn Greymane sobre Alterac e Nethergarde.
Mas a morte de Derek endureceu Daelin e sua determinação de destruir a Horda. A descoberta de traidores humanos de Alterac ajudando a Horda endureceu sua determinação ainda mais. Era algo que nunca iria deixá-lo.
Daelin era um Almirante, e é claro que ele esperava que sua família estivesse tão à vontade no mar quanto ele. Também é interessante notar que havia uma longa tradição de magos kul-tirasianos. Permitir que sua filha se juntasse ao Kirin Tor era, na verdade, uma troca. Jaina levaria a magia que já aprendera em casa para o Kirin Tor. Em troca, ela aprenderia a magia do Kirin Tor e depois a traria de volta para Kul Tiras.
A morte de Daelin durante a Terceira Guerra foi por causa de um confronto entre ele e sua filha Jaina. Esse choque foi em parte devido a diferentes experiências de vida. Jaina era muito jovem para experimentar a Segunda Guerra. A morte do irmão dela foi algo que aconteceu quando ela era muito nova. Era algo que ela superou. Mas a morte de Derek foi a grande perda da vida de Daelin. Essa perda foi agravada pela descoberta de que havia traidores nas nações humanas que trabalhariam com os Orcs, que os ajudariam.
Vendo sua própria filha fazer uma causa comum com as pessoas que ele via como invasores, as pessoas que mataram seu filho … isso nunca funcionaria bem. Os fatos brutos do caso – como Jaina veio para Kalimdor com uma série de refugiados de Lordaeron, como ela trabalhou ao lado dos Elfos Noturnos e Orcs para derrotar a Legião Ardente, como ela esperava criar relações pacíficas entre Humanos e Orcs – pouco importava para Um homem que tinha visto os orcs atearam fogo na Terceira Frota e mandou seu filho para o fundo do oceano. Daelin tinha visto os Orcs apenas como um inimigo, e sabia que alguns humanos trabalhariam com eles para trair seu povo. Ver sua filha naquela luz era insuportável.
Derek antes e depois
Derek Proudmoore é essencialmente uma cifra para nós. Ele era um marinheiro capaz e comandou um navio durante a Segunda Guerra quando seu pai era o Grande Almirante. É claro que o pai de Derek o amava muito. Derek fazia parte da Terceira Frota, que foi destruída por Orcs montando Dragões Vermelhos escravizados usando a Alma Dragonica. Atingiu duramente Daelin – afinal, seu filho estava naquele navio sob seu comando.
Em essência, a morte de Derek é a coisa mais importante que sabemos sobre ele. Ele é mais conhecido pela maneira como ele morreu do que como ele viveu. Ele era muito parecido com o pai? Ele era como Jaina? Se ele tivesse vivido, ele estaria mais ou menos propenso a pelo menos considerar tentar viver pacificamente com a Horda? A morte de Derek endureceu o coração de seu pai contra os Orcs para sempre. Mas nós não sabemos como era o Derek.
Qual o papel que Katherine desempenhou?
Vamos nos encontrar com Katherine Proudmoore em Battle for Azeroth . Espero que uma série de perguntas seja respondida quando o fizermos. Uma dessas questões deve ser como o papel de Katherine em criar seus filhos teve em seu desenvolvimento. Afinal, Katherine é essencialmente uma lousa em branco. Quanto da personalidade de Jaina vem de Katherine? É a razão pela qual Jaina podia confiar na Horda quando Daelin não podia por causa da influência de Katherine? Qual é o relacionamento agora entre a adulta Jaina e sua mãe? Quem é Katherine Proudmoore, exatamente? Ela é uma nativa Kul Tirasian? Ela vem de uma das outras casas – as casas Ashvane, Stormsong ou Waycrest? Quais são as suas crenças?
É tentador presumir que Katherine era mais tolerante e disposta a trabalhar com os outros do que Daelin, mas na verdade não sabemos ao certo. Ela viveu com a morte de seu filho, afinal, e provavelmente teria culpado a Horda tanto quanto seu marido. Ela aparentemente é mais do que capaz de governar o Tirasgarde Sound em nome da linha Proudmore depois da morte do marido. Esperar que ela seja tudo, menos forte, pode ser um erro. É bem possível que a visão de Jaina na Horda depois da Terceira Guerra tenha sido tanto uma rejeição das crenças de sua mãe quanto a de seu pai. Jaina era mais parecida com a sua mãe ou ela era verdadeiramente a ovelha negra da família?
As respostas ainda não estão claras. Mas com Daelin e Derek mortos, os dois únicos Proudmore que restaram, até onde sabemos, são Katherine e Jaina. O sangue é muitas vezes uma ligação forte, mas é suficiente para superar o papel de Jaina na morte de seu pai? A participação de Jaina na morte de Daelin será levantada ou será encoberta? Teremos que esperar para descobrir, mas será interessante ver como os dois interagem quando Battle for Azeroth finalmente chegar.